Foto 01Toda mulher é dotada de uma beleza especial. No entanto, na hora de fazer a maquiagem, pode-se errar e não salientar o que de mais bonito há no rosto. Por isso, muitos salões contam com profissionais que dominam a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades da pessoa, com base em suas características físicas aliadas à linguagem visual. Confira a entrevista com a visagista Lu Rodrigues, do Lu Make Up, e saiba mais sobre o visagismo.

Portal: Em quais elementos o visagismo pode ser aplicado?
Lu Rodrigues: O visagismo pode ser aplicado em vários elementos. Eu sou especialista em visagismo da face.

Portal: Quais características o visagismo leva em conta na hora de ajudar a compor o look ideal para o cliente?
Lu Rodrigues: As principais características analisadas na cliente são o formato do rosto, o ângulo das sobrancelhas e a harmonia das linhas faciais.

Portal: Cite alguns dos erros mais comuns cometidos em maquiagens e cortes que podem ser evitados com o uso do visagismo?
Lu Rodrigues: A escolha da cor exata para determinado tipo de pele é um dos erros mais frequentes observados nas pessoas. A imperfeição, desarmonia das linhas e a falta de técnica com naturalidade também são erros bastante cometidos.

Portal: Muitas mulheres ainda baseiam-se em cortes de cabelos de artistas famosas para compor seu visual. Isso é um erro?
Lu Rodrigues: Com certeza não, mas seria muito interessante que a cliente fizesse antes uma análise com um profissional que entendesse de visagismo.

Portal: O visagismo causou uma grande movimentação no mercado de beleza nos últimos tempos. Na sua opinião, é uma tendência crescente a presença deste profissional nos salões?
Lu Rodrigues: É uma tendência crescente sim e, na minha opinião, é um respeito à cliente.

Portal:
Loiras, morenas, negras, japonesas. Que tipo de atenção especial cada uma recebe no visagismo?
Lu Rodrigues: Quando se trata da minha cliente, primeiro de tudo preciso saber do que ela gosta, qual seu estilo, seu jeito de ser. Essas informações junto com uma análise das linhas faciais dão início à transformação. A cor da pele e o tom de cabelo influenciam na escolha do pigmento utilizado. Cada cliente é única e as trato como uma obra de arte que necessita de seus retoques finais.


Lu Rodrigues é uma jovem empresária, proprietária de quatro lojas na região Sul do Brasil chamadas LU MAKE UP. A maquiadora também estuda investir em novos mercados pelo Brasil e expandir seus negócios.

Lu Make Up
www.lumakeup.com.br