Faça drenagem linfática para o rosto em casa

Quem disse que drenagem linfática é só para o corpo? Muito conhecida no tratamento corporal, o procedimento também é eficiente no rosto. E o melhor: ajuda a eliminar o excesso de líquido e toxinas e, até mesmo, prevenir o aparecimento precoce de linhas e marcas de expressão, além de aliviar inchaço e olheiras.

O médico esteta e diretor da Clínica Kogake, Dr. Paulo Kogake, reforça que todas as pessoas deveriam fazer drenagem facial, pois é extremamente relevante para ativar a circulação sanguínea e eliminar as impurezas liberadas pelas células, que são expelidas por meio da urina. “É possível realizar a drenagem em casa, em apenas 30 minutos por dia, seguindo um passo a passo simples. Se for utilizado um creme hidratante, ajuda a deslizar melhor. No entanto, para quem tem disponibilidade, o procedimento deve ser feito por fisioterapeutas ou esteticistas treinados”, observa Dr. Kogake.

O médico ainda reforça que o procedimento não dói, mas a técnica facial é um pouco diferente da drenagem corporal, considerando que o rosto é mais delicado e necessita de toques mais suaves. “Os movimentos são de bombeamento dos gânglios linfáticos e deslizamento suave das mãos em direção a eles. Além do mais, pode ser associada com cremes que contêm ativos hidratantes e antioxidantes”, diz o Dr. Kogake.

Os resultados são visíveis na primeira sessão. Contudo, a drenagem só não é recomendada para mulheres com câncer no sistema linfático (a doença pode atingir outros órgãos) e casos severos de acne (aumenta a produção de sebo). “O procedimento pode ser feito por homens e mulheres, até duas vezes por semana, além de ser bastante indicado no pré e pós-operatório, pois ameniza a formação de edemas (acúmulo de líquido)”, conclui o médico.

Veja abaixo o passo a passo da drenagem linfática para o rosto

Faça drenagem linfática para o rosto em casa