Conheça os procedimentos mais indicados para suavizar as rugas
Com o avanço da idade, a pele do rosto perde gradativamente algumas substâncias responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo, como o colágeno e a elastina. Como resultado, as proteínas e a retenção de água da região diminuem e a cútis perde a sustentação, o que leva ao aparecimento de rugas e sulcos.

Apesar disso, o avanço na medicina proporciona alguns procedimentos estéticos que são capazes de disfarçar as imperfeições. A toxina butolínica, mais conhecida como botox é, sem dúvida, um dos mais procurados. “O botox é um paralisante muscular, ou seja, ele bloqueia o músculo que forma a ruga”, explica Tiago André Ribeiro, médico cirurgião plástico.

Para a aplicação do botox, não é necessária a sedação. O procedimento é realizado por um médico cirurgião plástico em consultório, com o uso de uma pomada anestésica no local. Após a anestesia entrar em ação, o produto é injetado com uma agulha fina na camada superficial da pele. “A duração do procedimento é de aproximadamente 30 minutos, sendo que o paciente pode voltar as atividades normais logo após a aplicação e o resultado é imediato”, expõe Ribeiro.

Resultado mais natural

Além do botox, a aplicação de ácido hialurônico pode auxiliar na suavização das marcas no rosto, sem necessidade de cirurgia invasiva ou sedação. A substância é um componente presente no organismo, responsável pela hidratação da pele. “A aplicação funciona da mesma forma que o botox, porém como o ácido hialurônico já está presente no organismo, ele é absorvido e o resultado fica mais natural”, observa.

Além de ser indicado para melhorar o aspecto das rugas, o ácido hialurônico pode ser usado para preencher marcas da pele, como acne e cicatrizes pequenas, olheiras profundas e lábios finos. “Os dois procedimentos podem provocar efeitos como vermelhidão, sensibilidade e inchaço no local da aplicação, porém estes sinais desaparecem em cerca de dois dias”, explica Ribeiro. “É importante que o paciente se lembre de não aplicar cremes ou maquilagem, além de evitar a exposição a temperaturas muito altas ou baixas”, finaliza.