Maquiagem para o verãoA maquiagem feita a partir de substratos naturais é usada desde os primórdios pela humanidade. A novidade é que a indústria cosmética resgatou, nos tempos atuais, essa característica básica do make up com o lançamento das linhas de maquiagem mineral, que podem ser consideradas opções mais naturais de produtos, em comparação com aqueles que contêm derivados de petróleo e outros ingredientes sintéticos em sua formulação.

“Os itens identificados como make mineral não devem conter conservantes, aromatizantes ou corantes artificiais em sua composição. De fácil aplicação, o produto possui, ainda ao seu favor, o fato de não conter gordura - o que não obstrui os poros e, consequentemente, minimiza o surgimento de alergias. Além disso, os fabricantes garantem que são produtos que não causam danos à pele, mesmo quando as mulheres cometem o pecado de deixar de lado o uso do demaquilante, antes de dormir”, esclarece a beauty artist Penélope Beolchi, da Lu Molinos & Agenciados.

Por outro lado, a mulher deve saber também que o resultado da maquiagem mineral na pele é sempre mais leve e a gama de cores disponíveis varia dentro dos tons terrosos. “Ficam de fora da cartela as cores sintéticas, como o rosa-pink e as cores fluorescentes e, talvez, para alguns, essa seja uma desvantagem do produto”, ressalta Penélope.

Para um melhor efeito no uso da formulação mineral, o ideal é a realização de limpeza e hidratação na pele, previamente. Em seguida, deve-se aplicar um matificante ou um líquido fixador. “O resultado será uma maquiagem bem natural, que transita com elegância do opaco ao acetinado”, avalia a beauty artist.

A maquiagem mineral é especialmente indicada para as peles jovens ou oleosas. “Mulher com a pele seca, por exemplo, deve se valer de uma boa camada de hidratantes antes da aplicação. Isso porque, a aderência dos produtos nesse tipo de pele não costuma ser boa. Para uma boa fixação, outra dica é usar um pincel umedecido em água ou utilizar os primers antes da aplicação do make”, completa Penélope. A maquiagem mineral também não é indicada para quem necessita de muita correção na pele, já que seu poder de cobertura é limitado.