Gabriela Duarte retocando o makeNenhuma mulher abre mão da maquiagem, mesmo que seja um make leve com a imbatível turma do blush, rímel e batom. No entanto, o maquiador também precisa ter a consciência de que por mais belo que seja seu trabalho, é importante cuidar da pele do rosto das clientes, e alertá-las para fazerem isso também fora do salão. Acompanhe os cinco passos para garantir a beleza da pele e valorizar ainda mais a maquiagem.

1. Higienização
Esse é o primeiro passo. O processo de higienização promove uma limpeza facial eficaz, sem agredir ou ressecar a pele. As fórmulas devem ser balanceadas com ativos específicos, para remover impurezas e resíduos deixados por tratamentos, maquiagem ou poluição. Esta limpeza deve ser feita pela manhã e à noite, todos os dias.

2. Tonificação
Embora sua principal função seja equilibrar o pH da pele, que fica levemente ácida após a etapa de higienização, o tônico também remove sutis resíduos de sujeira que não foram retirados totalmente na higienização, garantindo assim uma limpeza total do rosto. Também deve ser feita todo dia, de manhã e à noite.


3. Esfoliação
Esfoliar suavemente a pele tem como finalidade remover as células mortas e promover o seu afinamento, além de desobstruir os poros. Deixa-a uniforme e potencializa a eficácia dos ativos e a absorção dos produtos que serão aplicados posteriormente. Deve ser feita apenas duas vezes por semana e uma vez ao dia.


4. Hidratação intensiva
É um passo essencial, pois além de resgatar a umidade perdida, também evita o ressecamento causado pela ação de fatores externos, como os raios solares, vento e poluição. Também mantém a proteção da pele, deixando-a macia, suave e com aspecto saudável. Deve ser feita diariamente, após a esfoliação ou tonificação.


5.Fotoproteção diária
A fotoproteção diária é o último e fundamental passo, pois além de proteger da ação do sol, principal responsável pelo envelhecimento precoce, também combate e ajuda a reparar os danos causados pela ação dos radicais livres, como sinais de rugas, ressecamento, flacidez e alterações da coloração da pele. Deve ser aplicado diariamente, a cada duas horas ou sempre que lavar o rosto.