Marcos Costa: A maquiagem está muito mais democrática.
Marcos Costa:"A maquiagem está muito mais democrática".

Já foi o tempo que no inverno as cores devem, por regra, ser mais dramáticas. Nesta temporada, a maquiagem de inverno aceita uma multiplicidade de tons e formas, segundo Marcos Costa, make-up artist da Natura.

Os olhos têm destaque, numa leitura que envolve a presença de cores marcantes. “Aquele olho preto, forte, será substituído por verde musgo, azul marinho, cinza chumbo e os chamados ‘pretos sujos’”, afirma. Os tons pastel, como lavanda, azul e rosa também vão acontecer, em looks mais casuais e soltos.

A boca também será marcante neste inverno. “Nos lábios, o vermelho continua insistindo. É uma cor difícil, polarizante, precisa de atitude”. Por isso, ela aparece não só no tradicional batom, mas em texturas mais transparentes, como em gloss. Quem não quiser encarar uma boca vermelha pode optar pelo tom nas maçãs do rosto.

O visual ‘cara lavada’ da primavera/verão, com pouca cor e maquiagem mais natural, ainda marca presença no outono/inverno. “A maquiagem está muito mais democrática. Não é necessário uma produção completa. Um bom make pode ser feito mais pontualmente, com cores e dramaticidades apenas nos detalhes”, pontua Marcos Costa.