Eles são os queridinhos dos dermatologistas e agem de maneira eficaz quando o assunto é eliminar manchas ou hidratar a pele. Os cremes manipulados são personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente, é possível também potencializar, apressar os resultados e evitar o uso de vários produtos sobre a pele, um para cada problema.
De acordo com a farmacêutica e esteticista Amanda Milan, os manipulados permitem ao médico associar substâncias que seriam encontradas em dois ou três cremes industrializados separadamente. “É possível agregar ativos para tratar cada problema, ou seja, pode inserir um hidratante clareador, um antirrugas ou uma substância para controlar a oleosidade, e assim usar concentrações maiores, que muitas vezes não são encontradas em cremes industrializados”, explica.
Os cremes manipulados são uma opção bastante flexível para os dermatologistas por escolher o ativo que o medicamento pode ter e também para o bolso do paciente. “Os manipulados são mais baratos que os industrializados e os resultados também vão ser eficazes se o paciente seguir as orientações do profissional e escolher uma farmácia de confiança para que seja feita a manipulação”, afirma Milan.
Os manipulados também são uma boa opção para pessoas suscetíveis a alergias, que tenham intolerância a certas fragrâncias ou para as mulheres grávidas. “O dermatologista pode escolher o tipo de conservante da fórmula, a fim de evitar alergias ou efeitos colaterais”, diz a farmacêutica.
Acerte na escolha da farmácia
Outro ponto positivo para os cremes manipulados é que as propriedades utilizadas na manipulação são preservadas, o que garante a qualidade do produto e os bons resultados na pele. Mas para que os manipulados realmente funcionem é preciso estar atento na hora de escolher uma farmácia de manipulação, pois o segredo do sucesso desses cosméticos está na qualidade da matéria-prima e no rigor ao agregar os ativos escolhidos. “
Se a farmácia for de confiança, a origem dos ativos devem ser de boa procedência e a técnica para incorpora-los e fazer o creme também deve ser adequada. Esses detalhes podem garantir bons resultados na pele”, comenta Amanda.
Industrializados ou manipulados: qual é o melhor para o seu caso?
Os industrializados estão na maioria das prateleiras das farmácias e podem ser consumidos a qualquer hora, sem prescrição médica. Já os manipulados tem a finalidade de atender a necessidade de cada um.
Afinal, diante das duas opções, qual será o melhor tratamento? A farmacêutica e esteticista Amanda Milan revela que tudo irá depender do problema do paciente. “Quem usar os cremes para fins estéticos, como clarear, promover renovação celular e rejuvenescer a pele, deve apostar nos manipulados, já que esses efeitos são alcançados em um curto período de tempo pelo fato de os cremes manipulados disponibilizarem uma concentração maior de ativos. Os manipulados também são uma ótima escolha para pessoas que tenham a pele sensível ou mulheres grávidas que possuem intolerância a fragrâncias e conservantes", acrescenta.
Além disso, os industrializados tendem a ter uma composição de ativos mais suave , com concentrações menores para evitar irritações por ter como objetivo atender o maior público possível. “Eles podem ser úteis para proteger a pele dos raios ultravioletas UVA e UVB, combater a oleosidade e até o envelhecimento, pois estes cosméticos passaram por testes e tem seus efeitos comprovados, complementa.
Compare!
Manipulados
- Na mesma fórmula, pode se tratar dois ou mais problemas como, por exemplo, envelhecimento e manchas;
- São personalizados, o que facilita um tratamento específico para cada paciente;
- Permitem a concentração de ativos que o dermatologista achar necessário;
- Sua fórmula pode ser alterada conforme for apresentando resultados nas consultas;
- Tem um preço melhor, se comparados com marcas famosas.
Industrializados
- Apresentam penetração e eficácia determinadas por testes clínicos e laboratoriais;
- Seus efeitos colaterais são conhecidos;
- Não há variação do padrão de qualidade;
- Possuem um prazo de validade mais longo devido a estabilidade maior dos ativos.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.