A sombra representa um dos elementos mais básicos – e essenciais – da maquiagem, seja ela simples ou super elaborada. De acordo com Mirian Costa, maquiadora da Dailus, a função primordial da sombra é valorizar o olhar, e criar a personalidade de um look.

Preparamos um pequeno especial sobre o assunto, dividido em duas partes (esta e uma que será publicada na semana que vem). Pra começar, Mirian falou sobre as possibilidades de visuais que podem ser criados. Vamos a eles:

Looks de sombras

Look divertido
Quem adora esse tipo de produção são as meninas mais novas, e algumas adolescentes. Colorir os olhos com sombras azuis, pink, verde ou lilás dá esse efeito, ainda mais quando combinadas com batons cor de boca. Importante: tudo muito leve, pois em adolescentes maquiagem forte fica feio.

Look romântico
Segue praticamente os mesmos moldes dos looks divertidos, tendo nos tons de lilás, rosa e azul suas essências. O verde oliva também cai super bem nesse caso.

Look glamouroso
Prata e dourado são cores incríveis, e esfumaçando o canto dos olhos ficam mais marcantes. Podem ser combinadas com marrons escuros, preto, grafite ou degrades, iluminando a área rente à sobrancelha para destacá-las.

Para valorizar a produção, batons vermelhos ou pinks são bem vindos.

Look expressivo
Para alcançar esse efeito, é preciso valorizar o formato dos olhos, e para isso, no caso dos olhos pequenos e fundos, usamos sombras claras, que irá aumentar e destacar o olhar. Sombras escuras, para olhos salientes e grandes irá diminuí-los e aprofundá-los.

Nos olhos caídos, recomenda-se o esfumaçado no cantos dos olhos, que irá levantar o olhar. Para os olhos amendoados, qualquer tom é válido para ressaltá-los.

Gostou? Semana que vem tem mais dicas da Mirian Costa. Aguarde!

E confira também:

A maquiadora Vanessa Rozan fala sobre as tendências para o outono-inverno 2010

Combinações de sombra e batom