Nas novelas, no cinema, nos programas de TV... desde que a maquiagem 3D (ou de alta definição) apareceu, as pessoas que trabalham em frente as câmeras ganharam uma imagem mais natural e menos carregada nas telas. E o melhor: essas vantagens já saíram dos estúdios e agora estão presentes no dia a dia dos maquiadores e, claro, de suas clientes. Isso, claro, desde que feita com os produtos adequados.

A maquiadora Erica Monteiro, que já soma mais de 10 anos de atuação nessa área, fala um pouco mais sobre o assunto, aproveitando também para tirar dúvidas:

Maquiagem 3D

Portal Cabeleireiros.com: O que é maquiagem de alta definição? Quais as vantagens e desvantagens? Como ela surgiu?
Erica Monteiro: A maquiagem de alta definição é composta por micropigmentos, que não aparecem na tecnologia de high definition. Antigamente, quando um ator era maquiado, a make era feita de forma muito carregada. Devido à necessidade de apresentar um material mais natural, a maquiagem também sofreu algumas adaptações. A de alta definição, especificamente, tem uma aplicação fácil por ser bem leve. Agora, quando a pessoa tem uma pele danificada isso passa a ser um problema, pois as imperfeições não ficam completamente cobertas.

Portal: Qual a diferença entre a maquiagem de alta definição e a maquiagem tradicional?
Erica: A maquiagem de alta definição se dissolve com muito mais facilidade. Também é mais leve do que a normal. Os micropigmentos não aparecem quando a resolução é melhor.

Portal: Como funciona o procedimento? São necessários de produtos especiais para fazê-la?
Erica: O procedimento deve ser feito da mesma forma: primeiro o primer, depois a base, o corretivo, e por aí vai. O visual deve ser preparado para ter um efeito sobre a luz. Os produtos devem ser os direcionados para esse tipo de maquiagem.

Portal: Quais os resultados prometidos por esse novo método?
Erica: Antigamente as pessoas não tinham tanto cuidado com a maquiagem. Ainda que ela ficasse muito pesada não era um problema, devido ao tipo de equipamento utilizado. Os exageros agora são muito perceptíveis, por isso surgiu esta nova variedade. A naturalidade passou a ser peça principal.

Portal: Ela pode ser feita em casa, ou apenas com pessoas especializadas no assunto?
Erica: É recomendável que a ela seja feita por um profissional. Ele saberá dosar quanto produto deve ser utilizado, harmonizando melhor qualquer look.

Portal: Quanto tempo leva até a maquiagem ficar pronta? É um procedimento caro?
Erica: Normalmente o procedimento leva de 20 a 40 minutos. Em relação ao preço, é impossível dizer um número específico. Tudo depende do tipo de pele, da quantidade de produto utilizado, entre outros fatores.

Portal: Para que tipo de ocasião a maquiagem de alta definição é recomendada?
Erica: Para qualquer tipo de ocasião! Esse tipo de maquiagem não tem mistérios. Mas se houver uma necessidade de escolher, acredito que para uma sessão de fotos ou vídeo ela seja mais recomendada.

Portal: Como deve ser feita a limpeza após o uso?
Erica: Com algodão e demaquilante, assim como é feita com qualquer outra maquiagem.

Portal: E o risco de borrar, é grande?
Erica: Toda maquiagem corre o risco de borrar quando há excesso na produção. Portanto, o cuidado deve ser esse: não abusar de nenhum produto na hora de compor o make.

E confira também:

Dia a dia corrido e vaidade fazem mulheres recorrerem a maquiagem definitiva

Truques para valorizar a maquiagem em cada formato de rosto