A combinação errada de cores de sombra e batom pode ser uma verdadeira cilada na hora de compor o visual. Uma regra é que, se a sombra é mais escura, mais forte, o batom tem que pender para uma cor mais neutra. O mesmo vale para as roupas.

A maquiadora oficial da LUMI Cosméticos, Natália Antunes, fez um guia incrível para criar uma harmonia perfeita entre os dois produtos e a cor da pele da cliente. Vale até imprimir a matéria e deixar ali junto com o seu material de trabalho.

Pele clara

Jessica Alba, Drew Barrymore e Cameron Diaz

Cabelo loiro claro: evite batons dourados e alaranjados, pois ficam muito apagados no rosto. Na temporada primavera-verão, a tendência são batons rosados e até vermelhos. Para sombras, as que combinam mais com esse tipo de pele são os tons de bege e caramelo. Verdes em tons ferrosos e água também caem bem.

Cabelo loiro escuro: vale optar pelo azul e verde também.
Uma dica para ambos casos é sempre depositar a sombra antes e espalhá-la depois. Prefira tons claros na parte interna para “abrir” o olho, e faça um degradê mais escuro na parte de fora.

Verde-água
Na pele branca essa cor tende a parecer um pouco prata, mas um tom mais forte na parte exterior do olho reforça a cor verde. É uma cor alegre, indicada para pessoas mais jovens. Para combinar com a sombra verde, indica-se batons tons de terra - podem ser claros ou escuros. Ah, e evite o pink! Prefira um rosa cor de boca ou em um gloss nesse tom.

Rosa
Se você preferir dar um peso maior aos olhos, pode optar por uma tonalidade mais escura, dispensando o rosa claro no interior dos olhos. O batom pode ser rosado, tanto claro como escuro, ou mesmo cor vinho. O batom pink é recomendado para sombras em rosa claro, ou na cor prata.

Azul
Com a sombra azul combinam os batons cor de terra. Se for um azul mais escuro, opte por um batom mais suave.

Pele morena

Naomi Campbell, Beyoncé e Jennifer Lopez

Já para a pele morena, as sombras azuis e rosa não são indicadas. Apenas se usar com um efeito esfumaçado. As sombras que mais combinam com a pele morena são os tons terrosos, pastéis, dourado e verde. Só é preciso tomar cuidado e usar bem o corretivo na região dos olhos, porque a sombra marrom acentua a olheira.

Verde
Na pele morena, o verde não fica tão forte, tão vivo como nas pelas brancas, mas a tonalidade é mais suave e também muito bonita.
Para as morenas claras, um batom que fica ótimo é o vermelho alaranjado e, para as peles mais escuras, um vermelho vinho.

Dourado
Aqui vale uma aplicação mais uniforme da sombra, sem muito degradê. Combina com um batom mais escuro, um marrom forte, uma cor chocolate. A sombra dourada pode ser usada durante o dia, mas com um batom mais discreto.

Prata
Essa sombra combina também com a pele branca, mas na pele escura muda um pouco o tom e fica mais escura. É ótima para usar com batom forte, como o vermelho, porque a sombra é leve e clara.

Preto
Cuidado! Por ser uma cor escura e muito forte, não se pode exagerar. Se for usar o preto, opte por usar menos sombra. O batom deve ser claro e suave, para a boca não pesar junto com os olhos. Pode ser um gloss transparente, um batom tom de boca ou rosa claro.

E confira também:

Make-up em mulheres de óculos

As tendências de maquiagem para o inverno 2010