O mundo mudou. E muito. A o longo dos anos, as mulheres quebraram muitos tabus e marcaram seu lugar na história. Agora é a vez dos homens. Muitos entraram de cabeça no mundo fashion e proclamaram que a maquiagem deixou de ser artigo exclusivamente feminino. Sim, os homens modernos usam maquiagem e a aplica para esconder pequenas imperfeições em seu rosto, como manchas, espinhas e olheiras. Os mais ousados já saem à noite para se divertir maquiados.

Homens se rendem à maquiagem

O maquiador e cabeleireiro Luis Ribeiro, do salão de beleza Luis Coiffeur, garante que essa atitude independe da preferência sexual. “Ser modernista depende mais de uma questão de estilo. Góticos, músicos, clubbers, glam rockers ou apenas simpatizantes, independente de rótulos, permitem-se quebrar barreiras para a construção de uma identidade. Os mais antenados têm até um kit básico e sabem como bem utilizá-lo”, diz.

Na Inglaterra, fábricas de cosméticos investiram pesado nos cosméticos voltados somente para rapazes. E aqui no Brasil, a onda não está diferente. Várias marcas elaboraram maquiagens exclusivas para os homens. Uma delas pensou até em uma caneta camuflagem, um corretivo usado para diminuir os sinais de olheira, ou de cansaço. Há ainda produtos para combater rugas, acne e para hidratar a pele, deixá-la perfumada e até creme para rugas.

Base e corretivo estão entre os cosméticos preferidos

Na maquiagem masculina a base é um item primordial. Segundo Luis Ribeiro, o produto deve ser muito fluída, sem óleo e bem fininha. Ela irá uniformizar a pele e seus defeitinhos mas não corrigi-los por completo. O profissional alerta que é preciso tomar cuidado com o exagero para não deixar a aparência artificial. O corretivo, mesmo em pequena quantidade, também faz parte da maquiagem para os homens. A dica é usá-lo apenas nos casos que precisam de uma correção maior, como uma espinha. “O homem deve passar o produto no local, dando toquinhos com a ponta do dedo, sem espalhar. Se precisar corrigir uma olheira, dilua com um pouco de hidratante e passe o mínimo que puder embaixo dos olhos”, diz.

Outros itens também podem ser usados, como pó compacto, rímel transparente e hidratante labial. “O pó pode ser usado no rosto todo e o rímel para manter a sobrancelha no lugar certo. O segredo é não exagerar. Outra dica importante é não ter preconceito. O mundo mudou. E muito”, diz.

E confira também:

Topetes e cachos estilizados estão na coleção Dandy Rock, do hairstylist Neandro Ferreira