Color Block

Laranja e verde ou roxo e vermelho ainda soam como combinações estranhas pra você? Pois prepare-se para mudar seus conceitos. Neste inverno, a tendência color block, focada justamente em promover essas cores fortes, vai tomar conta das ruas. 

O.k, mas aí vem a dúvida (de mulheres e profissionais de make-up): como combinar cores tão vibrantes? A maquiadora Nádia Tambasco, do salão Marcos Proença, dá uma dica fácil e preciosa para compor o visual perfeito: a tonalidade predominante na roupa não deve ser usada na maquiagem quando essa combinação ficar claramente exagerada. Um exemplo: colocar uma blusa amarela e carregar na sombra da mesma cor.

Relação direta com as roupas

Entre os maquiadores, as opiniões se dividem: alguns recomendam evidenciar somente os olhos ou a boca, enquanto outros arriscam cores fortes em ambos (uma moda da temporada outono-inverno 2011) e conseguem belos resultados. Na opinião de Nádia, não há regra. O recomendado é analisar cada caso e, claro, deixar a cliente satisfeita e confortável com a proposta. “Para usar um olho escuro com um batom vermelho vivo, é preciso sustentar o visual, que é muito marcante”, diz.

A maquiadora Chloé Gaya também não considera obrigatório usar as mesmas cores das roupas no rosto e indica misturas harmoniosas. “Eu, particularmente, gosto muito de unir cores vibrantes. Laranja e rosa, verde e roxo, amarelo e rosa, vermelho e amarelo são algumas das minhas preferidas”.

“Em roupas com composições coloridas muito marcantes, a maquiagem pode evidenciar ainda mais o efeito color block. Para isso, é só escolher o tom de apenas um detalhe presente nas peças e explorar com os pinceis”, observa. A escolha de uma tonalidade diferente de todo o resto cria ainda mais contraste, mas para isso a cliente deve estar disposta a assumir um look totalmente colorido com personalidade e sem medo.

O primeiro passo

Para quem quer se adaptar aos poucos à moda, vale começar aplicando um delineador colorido ou um batom bem ousado. Outra ideia é deixar o color block só no rosto, em uma produção repleta de cores  acompanhada de roupas em cores neutras.

E confira também:

Cinco passos para o make-up do verão

29ª edição da Casa de Criadores apresenta os looks para o verão 2012