Foto 01A cliente usa óculos e está difícil acertar na hora da maquiagem? A primeira sugestão é não carregar o “make” em outros pontos do rosto como a boca.

Destaque para as sobrancelhas. Elas não devem ficar escondidas na armação dos óculos e é importante valorizar o seu contorno, desenhando um leve ângulo com um lápis apropriado.

Segundo Natália Antunes, consultora oficial de maquiagem da Lumi Cosméticos, o ideal é realçar o formato dos olhos com delineador ou lápis e sombras em tons de marrom, claro sem carregar muito. “Há um teste bem simples para encontrar uma proporção adequada do formato entre olhos e tom de pele. Quando for comprar óculos, utilize sua maquiagem habitual para ver o efeito, isso ajudará na escolha do óculos que mais lhe favoreça.”, completa a consultora.


Veja qual tipo de maquiagem mais se adequa a seus óculos:

- Para quem é míope: As lentes corretivas produzem efeito óptico que deixa os olhos menores. O ideal é utilizar maquiagem de forma que os olhos pareçam maiores, mais largos.

- Para quem é hipermétrope: As lentes corretivas aumentam os olhos. Prefira os tons pastéis. Esfumace bem e cuide para que os cílios fiquem bem separados após a aplicação da máscara para cílios.

Neste processo, as cores das sombras também interferem no resultado final:

- Para olhos azuis: utilize tons verdes, rosa e salmão. Evite armações de aço.

- Para olhos verdes: cores terra e suaves. Tons castanhos, dourados, acobreados e rosados.

- Para olhos castanhos claros: destaque-os utilizando as cores marrom, castanho e dourado.

- Para olhos castanhos escuros: utilize tons rosa e azul brilhante.

- Para olhos pretos: utilizar tons fúcsia, rosa, azul brilhante. Nada de cinza, pois a cor enfraquece o olhar.