Maquiagem deve respeitar formato dos olhos

Nenhuma mulher é igual à outra. Cada uma tem a sua personalidade e seus traços diferentes. Na hora de passar a maquiagem percebemos isso literalmente pelos nossos olhos, por ser uma das características mais marcantes de um rosto. Cada um tem o seu formato e a sua expressão e, por isso, deve ser tratado com exclusividade na hora de fazer a make up.

A empresária e micropigmentadora Vanessa Silveira explica que há diversos tipos de olhos que merecem atenção na hora da maquiagem: separados, juntos, grandes ou proeminentes, pequenos, profundos, caídos... “É preciso respeitar cada formato de olho na hora da maquiagem. Nada de instruções genéricas. Existem os mais variados formatos e a técnica que fica muito bem em uma pessoa pode ter péssimos resultados em outra”, conta a diretora do Instituto Vanessa Silveira.

Para valorizar o olhar, é preciso observar alguns detalhes, o que incluem as sobrancelhas. Antes de iniciar a maquiagem, é importante tirar o excesso de pelos com uma pinça

Olhos marcantes por mais tempo

Olhos caídos, fundos, pequenos, grandes, afastados ou próximos demais, independente do estilo, com a micropigmentação é possível corrigir qualquer defeitinho. Com essa técnica, os olhos caídos tornam-se mais expressivos e os grandes ou rasos diminuem. As cores mais usadas nessa área são o preto e o marrom.

“Nos olhos, a micropigmentação não é realizada na mucosa, como ocorre quando se utiliza o lápis de olho. O pigmento é feito na linha rente aos cílios superiores e inferiores, permitindo cílios mais volumosos e olhos contornados. O objetivo não é deixar aquela imagem de maquiagem carregada e, sim realçar a beleza”, destaca a especialista.

A micropigmentação permite iluminar a região, realçar contornos naturais, ‘abrir’ ou ‘fechar’ o olhar, sempre buscando um resultado natural. E existem duas maneiras de fazer a micropigmentação do contorno dos olhos. “A primeira segue a linha dos fios dos cílios e é indicada para destacar a linha natural do olho, quase imperceptível”, detalha Vanessa. Já a segunda consiste em fazer um traço superior mais espesso, podendo ou não ultrapassar o canto dos olhos. “Essa é a mais procurada pelas fãs do delineador. Muitas mulheres optam em fazer um traço iluminador sobre a linha do delineador, sempre em prata ou dourado. Essa técnica deixa os olhos marcantes e um efeito muito bacana”, afirma a micropigmentadora.

Dicas

Com sombras, lápis, rímel e delineador à mão, ponha em prática as dicas da micropigmentadora Vanessa Silveira:

Olhos Grandes ou Proeminentes: para olhos grandes, como o da atriz Juliana Paes, aplique uma sombra escura na pálpebra móvel, bem rente aos cílios. Esfume um pouco na altura do côncavo dos olhos e passe uma sombra clara perto da sobrancelha. O lápis deve ser passado na linha inferior dos olhos.

Olhos Pequenos: nesse caso, como o da cantora Taylor Swift, passe sombra ou lápis, dos beges aos marrons, esfumace e contorne sutilmente a base dos cílios inferiores. Delineie os cílios superiores com tons de preto ou marrom. Esfumace com sombra marrom a pálpebra superior, passe lápis branco na linha interna dos cílios inferiores e curve os cílios com rímel preto na parte superior e inferior.

Olhos Caídos: quem tem olhos caídos como a cantora Britney Spears deve passar lápis/sombra/delineador na base dos cílios superiores; esfumace a pálpebra superior seguindo o clássico amendoado. Deixe a parte de baixo dos olhos sem maquiagem.

Olhos Fundos: olhos profundos como da atriz Keira Knightley, do filme Piratas do Caribe, deve caprichar na sobrancelha para levantar o olhar. Pince, clareie ou escureça, conforme o seu caso. Invista nos cílios bem destacados. Use os tons mais claros na maquiagem dos olhos, com os beges opacos, perolados ou metálicos.

Olhos Próximos: reforce o canto externo superior e inferior com uma sombra escura, se você tem olhos como os da atriz e cantora pop Miley Cyrus. Passe lápis ou sombra (preto, cinza ou marrom) sobre as linhas internas dos cílios somente no centro para os cantos extremos. Acentue a união dos cílios inferiores e superiores puxando a famosa “causa de cometa”. Reforce a máscara para cílios no canto extremo superior.

Olhos Afastados: esfumace os cantos internos com sombra escura em direção ao nariz. A base dos cílios inferiores recebe um esfumaçado milimétrico num tom abaixo que o de cima. Passe lápis ou sombra na linha interna dos cílios superiores e inferiores, nos cantos internos até o centro do olho.