A beauty artist Penélope Beolchi, da Lu Molinos & Agenciados mostra num detalhado passo-a-passo como produzir um visual para a próxima estação, com variações para o dia e para a noite. 

Dia

Foto 1 -
O primeiro passo para a maquiagem perfeita é a escolha do corretivo. Devem ser aplicadas duas cores diferentes: uma cor clara nas olheiras e regiões avermelhadas, e outra num tom mais escuro para o contorno da maçã do rosto e queixo.

Fotos 2 e 3 - Depois de aplicar o corretivo, entra em cena a base. E, para as que preferem não se expor ao sol, mas querem um tom dourado, a dica é misturar uma base mais escura a base habitual. Essa combinação pode ser aplicada com uma esponja ou com a ponta dos dedos.

Fotos 4 e 5 - Na maquiagem para o dia, os olhos pedem sombra de cores mais claras. O rosa nacarado é uma ótima escolha e, com um pincel umedecido com água, pode-se aplicar a sombra na pálpebra superior e na raiz dos cílios inferiores. Para realçar o olhar, a máscara para cílios deve ser aplicada diversas vezes, esperando o tempo necessário de secagem entre uma camada e outra. Para evitar que o make fique carregado, a máscara deve ser utilizada somente nos cílios superiores.

Foto 6 - Nos lábios, o lápis de contorno deve ser cor de boca e para finalizar a maquiagem, um gloss rosa. Eu aposto em tons florais e rosas para o verão 2009.

Foto 7 - Para deixar os cabelos naturalmente cacheados, Penélope dá mais uma dica: “Depois de aplicar um fixador líquido, o truque é colocar o baby liss na posição vertical e não enrolar a ponta do cabelo, que deve ficar esticada, enquanto a mecha é modelada”. Penélope também destaca que as mechas devem ser escolhidas aleatoriamente, alternando o sentido em que se modela cada cacho. Ao final, os cachos devem ser levemente desmanchados, aplicando um pouco de pomada, que confere um ar de maresia.

Foto 8 - Resultado

Noite
Para incrementar o visual para a noite escolha uma sombra mais brilhante como o dourado. Passar lápis preto na linha d´agua dos olhos e esfumace com a própria sombra dourada embaixo. O visual vai ficar mais elaborado, mas não perderá a naturalidade. 

A fim de não deixar nenhuma dúvida para a produção do visual, conversamos com Penélope que esclareceu mais alguns detalhes. 

Portal: A pessoa de pele mais bronzeada e a de pele negra devem mudar alguma coisa nesse visual?
Penélope: Nas peles mais escuras não é preciso mudar nada, até mesmo porque o rosa nacarado fica bem em todos os tons de pele. A única diferença é que nas morenas e negras essa sombra aparecerá mais do que nas peles claras, devido ao contraste. Para criar um efeito nude pode-se escolher um tom com leve brilho e que esteja próximo ao tom da pele. Por exemplo, as sombras nos tons café-com-leite para as morenas e marrom com brilho para as negras, terão a função apenas de iluminar o olhar.

Portal: Uma pessoa com mais idade pode usar o mesmo make, ou deve fazer alguma alteração?
Penélope: Quando o objetivo é rejuvenescer, eu sempre prefiro os tons opacos de marrom para aumentar a profundidade. Com o avanço da idade, a tendência é que a pálpebra superior se torne mais inchada, devido à flacidez. As cores mais escuras e opacas conseguem disfarçar isso.

Portal: Há pessoas que não abrem mão do batom marrom. Ele cabe nesse make?
Penélope: Nesse caso, as melhores opções de cores para o batom são os tons rosados avermelhados ou cor de boca. Quem preferir usar o batom marrom deve optar por sombras nos tons cobre, bege ou dourado, que combinam mais. Esse rosa usado no make combina melhor com batons rosados avermelhados ou cor de boca.

Portal: Quem gosta de ter os olhos bem marcados, pode incrementar esse visual com delineador ou lápis?
Penélope: Claro! Quem preferir os olhos mais destacados pode fazer um traço bem fino com o delineador, rente à raiz dos cílios ou até num estilo Cleópatra, popularizado pela cantora inglesa Amy Winehouse. Se quiser passar lápis preto, uma dica é colocar um pouquinho de sombra em pó por cima do traço do lápis para que ele não escorra. Poder ser com uma sombra preta e até mesmo com o rosa nacarado, que vai suavizar o efeito, ou com o dourado para a noite, que dá um ar “disco”.

Serviço:
Beauty artist: Penélope Beolchi, da Lu Molinos & Agenciados
Modelo: Quellen (Agência: Ten)
Fotógrafo: Newton La Scaleia
Telefone: (11) 3213 9776 / www.lumolinoseagenciados.com.br