MaquiagemA parte do corpo que mais evidencia os sinais da idade é, sem dúvidas, o rosto, que mais sofre os efeitos negativos do sol. Após os 30 anos, o ritmo de renovação celular diminui, fazendo com que a pele perca, aos poucos, o viço, o brilho e o frescor da juventude. Mas há como disfarçar sinais como manchas, rugas, linhas de expressão e vincos com a maquiagem. Natalia Antunes, consultora oficial da Lumi Cosméticos, dá dicas de como reparar essas pequenas imperfeições.

“O principal é realçar a personalidade e respeitar a idade. A escolha das cores contribui muito. Por exemplo, a sombra preta deve ser aplicada com muito cuidado porque pode deixar os olhos caídos e fundos” explica. O ideal é nunca passar lápis preto nem marcar demais as sobrancelhas para não deixar um olhar pesado. “Deve-se cobrir assim perfeições sem exageros, para que a mulher não pareça maquiada demais”, destaca Natalia.

E antes de qualquer make, é vital limpar, tonificar e hidratar a pele. Segundo a consultora, “cremes faciais a deixam mais lisa, luminosa e, principalmente, fazem com que os produtos para a maquiagem deslizem com maior facilidade”. O ideal é optar por um hidratante que se adapte ao seu tipo de pele e proporcione efeito “lifting” ao rosto.

Um dos enganos mais cometidos na hora de compor esse tipo de make-up é usar muita base. Natália recomenda uma cremosa, com adição de silicone, porque seca na pele. Produtos oleosos intensificam as ruguinhas e o excesso pode ficar acumulado nas linhas de expressão. Aplicação deve ser feita de forma uniforme.
Para os lábios, a dica é o batom Glamour Centro Umectante, porque na sua composição tem lanolina, lecitina de soja e aloe vera, além de ter vitaminas A, C e E e ceramidas - que restauram a pele da boca. “Para as mulheres com os sulcos dos lábios profundos este batom é muito recomendado”.

Quanto à sombra, basta ser aplicada na pálpebra superior – acima do osso da cavidade ocular. Por ser uma região onde a pele é mais flácida, é importante iluminar os olhos e definir as sobrancelhas.