A maquiagem é uma das aliadas mais importantes das mulheres na hora de compor um look sensual. Para ajudar os profissionais a não errarem na hora de dar um ar mais sedutor às clientes, o maquiador Hill Mafra, do salão Vimax, faz o seu top 5 clássicos indispensáveis na hora fazer essa produção. Tome nota!

1. Batom Vermelho
Um clássico que chama bastante a atenção. Perfeito para ocasiões especiais, por ser extremamente glamuroso. “O tom que mais gosto é o Ferrari, principalmente à noite”, diz Mafra. Dê preferência a uma textura aveludada mais hidratante. Para o dia, opte por um gloss aveludado ou um batom cereja. O batom vermelho pode ser usado por mulheres de qualquer tom de pele, e não somente pelas muito brancas, pois a variedade de tons é imensa e sempre haverá um vermelho para cada mulher. Para um efeito teatral, use preto nos olhos: muito rímel e delineador.

2. Batom nude
Um camaleão ideal para lábios carnudos ou muito finos. O batom nude dá total destaque para os olhos e total liberdade para criar maquiagens mais ousadas e coloridas. A tendência do momento é o nude opaco.

3. Cílios postiços
Pode ser usado tanto por quem tem cílios pequenos, para aumentá-los, ou para quem tem cílios grandes para dar volume. Durante o dia ou a noite, ele destaca o olhar e fica bem com qualquer tipo de maquiagem. Prefira os cílios inteiros, e não em tufos, pois são mais naturais. Dica: corte o cílio pela metade e use a parte mais longa no canto externo do olho.

4. Sombra dourada
Pode ser usada tanto de dia como à noite. Fica incrível nos olhos azuis e em peles bronzeadas. Para a noite, opte as tonalidades mais brilhantes combinadas com sombra preta para maior destaque. Combina com todas as cores de batom.

5. Smoky eyes
Os olhos esfumaçados nunca saem de moda e são extremamente sexies. Ficam bem em todas as mulheres que adoram esse look e são uma tendência forte, que vai continuar no verão 2010. “O marrom é a cor que prefiro, mas o preto, azul marinho, azul turquesa e verde também são ótimos para dar esse efeito”, salienta o profissional.