Verão, sol, calor... não há quem resista a eles. Não mesmo. Nem a maquiagem. Nesta época, para a produção de make durar o dia todo e não derreter no meio do caminho, certas adaptações precisam ser feitas, como a troca de alguns itens por outros de composições diferentes.

Maquiagem de verão

Para começar, o lápis de olho cremoso pode dar lugar ao delineador líquido. Ah, e pode investir pesado nos coloridos, viu? Verdes, azuis, rosas e lilases, além do básico preto, são pra lá de convidativos. Além de ser mais resistente ao calor, ele deixa a produção mais bonita.

Durante no verão, a sombra em pó pode sair de cena e ser substituído por uma de textura mais suave. A sombra roll-on, por exemplo, além de ser superindicada pode ser usada como iluminador em um look noturno. Os batons cremosos, que derretem facilmente quando expostos ao calor, cedem espaço os lápis, com pigmentos mais intensos para colorir os lábios. Batons ultrafixadores de cores intensas e fixação prolongada também são ótimos para dias quentes.

De acordo com Isabel Cristina de Andrade, gerente de treinamento e consultora de maquiagem da Jequiti Cosméticos, a favor dos maquiadores e das mulheres no verão está a oportunidade de experimentar produtos diferentes. “Muitas vezes os efeitos alcançados são surpreendentes”, diz ela.

Para aproveitar o bronzeado

Pegou aquela cor linda na praia e quer aproveitá-la ao máximo na cidade? Abuse de produtos com tonalidades mais escuras, como terra, bronze e ouro. O blush e iluminador em um só produto sublinham este efeito bronzeado e luminoso na pele. Duo de sombras, com cores marrom e dourado, por exemplo, ajudam a destacar a pele morena. Neste caso, use-o para marcar o côncavo do olho com a sombra mais escura e complete com a mais clara para iluminar o olhar.

Se a ideia for enfatizar ainda mais os olhos e fechar o look, um delineador líquido dourado é a melhor opção. 

E confira também:

O passo a passo do make de Natalie Portman no 68º Globo de Ouro