10 dicas essenciais para encantar seus clientesVocê já deve ter ouvido a frase: “Mais do que conquistar clientes, o importante é mantê-los”. Neste período de crise econômica e do aumento da concorrência, o profissional da beleza deve se preocupar em diferenciar os seus serviços e cativar os clientes a escolhê-lo não somente para um serviço em particular, mas para atuar como consultor de beleza.

“A empatia é definida pelo sentimento de colocar-se no lugar do outro. Essa é uma das qualidades essenciais para prestadores de serviço. O ideal é que o cabeleireiro ouça mais do que fale. Isso ajuda muito a perceber o que de fato o cliente quer e precisa”, comenta Cristiane Moraes Pertusi, doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

No processo de fidelização, o cliente não deve se sentir somente satisfeito, mas "encantado" com os serviços prestados, para que, além de continuar frequentando o salão, possa dar boas indicações e  ajudar o profissional a criar uma cartela de clientes diversificada.

Se você não consegue fazer isso naturalmente, saiba que a atualização profissional pode ajudar, e muito, na hora de gerir melhor o seu negócio e cativar a clientela. “É preciso estar  atualizado com as novidades. Saber ouvir e definir o que de fato é essencial para aquela pessoa também é fundamental”, comenta a Cristiane.

A autoimagem influencia neste encantamento do cliente, pois o prestador de serviço precisa estar bem consigo para poder trabalhar com a autoestima do outro.

Confira 10 maneiras de encantar os seus clientes de acordo com uma entrevista do especialista em experiência do consumidor Shep Hyken, para a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios:

  1. Saiba qual é o valor do consumidor e faça-o sentir-se importante.
  2. Analise os pontos ruins e bons da sua empresa e funcionários, evitando cometer os mesmos erros no futuro.
  3. Oferaça algo a mais para incrementar as vendas, como uma experimentação de algum serviço ou a amostra grátis de um produto.
  4. Pratique o mentoring, estimulando sua equipe a trocar experiências e funções, para que todos obtenham o máximo possível de informações sobre o mercado e o negócio.
  5. Conheça o que atrai os seus clientes.
  6. Recupere-se bem. Caso o cliente tenha uma experiência ruim, não limite-se a resolver o problema: procure meios para reestabelecer a confiança dele.
  7. Reúna ideias, pois as boas sugestões podem vir tanto da equipe quanto dos próprios clientes e fornecedores.
  8. Faça a gestão da fila e dos horários, pois os clientes odeiam esperar. Minimize os efeitos disso com “mimos” e um atendimento nota 10.
  9. Surpreenda, oferecendo algo que o cliente não está esperando.
  10. Responda rapidamente as mídias sociais e as mensagens enviadas ao site da sua empresa. Isso mostra que você se interessa pelo que o cliente tem a dizer do seu negócio.