7 dicas para conquistar clientes fiéis ao salão de belezaConquistar clientes fiéis não é uma tarefa fácil, mantê-los fiéis aos serviços oferecidos pelo salão de beleza é ainda mais complicado. Especialmente nos momentos de crise quando os clientes tendem a valorizar o lado financeiro na escolha dos serviços de beleza.

Se o movimento da clientela mais assídua diminuiu, é bom ligar um sinal de alerta: seu concorrente provavelmente conquistou alguns clientes. Isso não necessariamente quer dizer que a qualidade do seu serviço caiu, mas que alguém está utilizando estratégias de marketing mais assertivas.

Como você divulga o seu negócio? Se você repete as mesmas ações de anos atrás, não deve esperar novos resultados. Os tempos mudaram, os canais multiplicaram e hoje não basta apenas divulgar, você precisa de um planejamento de marketing bem elaborado.

Para ajudá-lo preparamos algumas dicas para que você consiga elaborar uma boa estratégia e tenha êxito na busca por clientes fiéis.

1 – Faça um site

Fazer um site não é luxo! É necessidade! Produza bons conteúdos que você acredita que seus clientes gostarão, como cortes de cabelos, tendências, divulgação de serviços e novidades em geral do mercado. Seus clientes irão adorar e seu negócio irá se tornar referência na busca por conhecimento.

2 - Desenvolva um programa de fidelidade 

Um dos pilares do sucesso de um salão de beleza é o boca a boca. A cliente que é bem atendida com certeza irá divulgar o seu negócio para suas amigas. Principalmente aquelas que após realizarem um serviço, correm para compartilhar a foto do novo look nas redes sociais.

Para estimulá-las desenvolva um programa de fidelidade e ofereça benefícios, descontos ou experimentação de novos serviços para as clientes que levam novas clientes ao seu salão de beleza.

Criar pacotes de serviços para agitar os dias de baixo movimento também é uma excelente opção. Ofereça descontos na contratação de serviços com pagamento adiantado ou ainda dê uma hidratação como bônus após algumas sessões de corte de cabelos.

Se você achou essas ideias muito complicadas, saiba que existem ferramentas de gestão prontas para auxiliá-lo nessa tarefa diária. Como o Salão VIP, que oferece controle de pacotes, pagamentos e promoções. Saiba mais aqui.

3 – Melhore a fachada do salão

A fachada do negócio é o cartão de visita dos salões de beleza. A dica vale tanto para quem planeja abrir um novo ponto, quanto para revitalizar o salão existente. Invista na sua primeira impressão e cuide bem dela. Mantenha ela limpa, planeje bem as cores e deixe de acordo com o perfil do seu público.

4 – Divulgue nas redes sociais

Invista um tempo para falar com seu público através das redes sociais. Escolha as ferramentas que você tenha mais facilidade de uso e que estejam em alta, como o Instagram ou Facebook. Divulgue fotos de trabalho, promoções e novidades do salão. Com certeza seus clientes irão reconhecer o seu trabalho e irão compartilhar para os amigos.

5 – Gerencie o estoque corretamente e ofereça produtos aos seus clientes

Controlar o estoque corretamente requer dedicação diária, mas pode fazer a diferença entre o lucro ou o prejuízo no final do mês. Invista em uma ferramenta de controle de estoques. O Salão VIP oferece um módulo completo para gerenciar os produtos e o estoque do seu salão de forma simples e objetiva.

Além disso, pratique a revenda de produtos no salão de beleza. Apresente os produtos de qualidade que você utiliza e ofereça os itens da linha de manutenção para que o seu cliente mantenha a qualidade do seu trabalho por mais tempo. Nos grandes salões, essa técnica representa até 30% do faturamento mensal.

6 – Invista no Google

Você já sabe da importância de ter um site. Mas, você também precisa atrair visitantes para ele e o Google é uma ponte fundamental para o sucesso do seu negócio. Crie campanhas com segmentações geográficas e atraia apenas os potenciais clientes da região do seu salão.

7 – E-mail Marketing, Newsletters e SMS Marketing

Utilize a tecnologia a seu favor, produza bons conteúdos, fotografe os trabalhos realizados e divulgue através de newsletters periódicas para seus clientes. Crie promoções e ofertas e envie de forma segmentada para os melhores clientes através de campanhas de e-mail marketing ou por SMS. Com as ferramentas de marketing do Salão VIP, você poderá medir de forma simples e rápida o resultado e irá conhecer ainda mais o perfil dos seus consumidores.

Oferecido por Salão VIP