Tecnologia no Salão de Beleza

Quem pensa que a tecnologia afasta ou não permite uma relação próxima com o cliente, está equivocado. Hoje, softwares contribuem para que a relação, mesmo à distância, seja eficiente, atenciosa e – por que não? -, tão próxima quanto a presencial. “Você interage com a pessoa como ela se estivesse presente. Esclarece dúvidas, entende dores, desejos. A tecnologia depende da sensibilidade do interlocutor. Se a pessoa pretende investir em tecnologia, mas colocar, por exemplo, somente resposta automática, aí sim, acaba com essa relação”, comenta Rosy Fharia, proprietária do Studio Rosy Fharia Alongamentos de Cabelo. 

No seu salão de beleza, Rozy percebeu que a tecnologia só trouxe benefícios e, até, amplificou os lucros. Para ela, as redes sociais, por exemplo, funcionam como “uma vitrine sem fronteiras”, com custo baixo e alcance gigantesco. “É como se tivesse uma fila de pessoas para serem atendidas ao mesmo tempo. O que essa facilidade pode ter de ruim é se não houver alguém que cuide. Isso precisa ser gerenciado e cuidado, para que não se reverta em algo negativo”, completa. 

Para Alessandra Barros Marassi, coordenadora do curso Produção Multimídia da FAPCOM, as novas tecnologias de comunicação, como as redes sociais, são uma excelente oportunidade não só de divulgação da empresa, mas também de um instrumento de construção do relacionamento com os clientes e da análise da imagem da marca mediante os comentários enviados. Desta forma, este setor com enorme concorrência tem mais um canal de comunicação com a promoção de ofertas e novidades aos clientes.
 
“Outros benefícios que as tecnologias podem trazer estão ligados à credibilidade do local, proximidade com o público e maior abrangência nas ações de divulgação, tornando a empresa mais conhecida. Um ótimo exemplo de como a tecnologia pode contribuir no dia a dia é o uso de aplicativos para celular. Essa prática que já é uma realidade no cotidiano das pessoas, e os aplicativos podem tanto auxiliar os processos internos do salão quanto oferecer comodidade aos clientes. Os funcionários têm acesso à informação da agenda da semana e, o cliente, de quem irá atendê-lo”, afirma a especialista.

Envolva os funcionários

Mas toda a tecnologia do mundo não vai adiantar se os seus funcionários não souberem usá-la ou, então, não entenderem o porque ela foi empregada. Já que nem todas as pessoas são adeptas aos avanços das tecnologias atuais, a empresa que presta o serviço deve pensar em alternativas para atender a todos os perfis de clientes e colaboradores. Rosy tem uma dica para isso. “Eu faria um workshop ou uma série de palestras que mostrem a importância da tecnologia. Nesses encontros de capacitação, mostraria números e resultados que comprovam a sua eficácia para o ambiente e os negócios”, recomenda.

Para Alessandra, mesmo com a capacitação, é recomendado manter, por um período de transição, os processos tradicionais para os clientes e funcionários que não utilizam aplicativos, redes sociais, celulares e e-mails. Afinal, todo mundo precisa caminhar junto, tanto os clientes antigos, quanto os novos.
 

Esta matéria é oferecida por:

SuperAgendador.com

Desde 2011, O SuperAgendador.com oferece a melhor solução de gestão online para salões de beleza.