Aprenda a ter uma visão estratégia do seu negócio

Quem acompanha as novidades sobre gestão e administração de empresas, com certeza, já se deparou com textos que tratam sobre a importância de ter uma visão estratégica do negócio. Mas, muitas dúvidas podem ficar com relação a como aplicar estes conceitos ao seu salão de beleza. Afinal, para que este tipo de visão serve?

“Visão estratégica significa conseguir entender o negócio de forma ampla e integrada. É algo muito difícil para o pequeno empresário que, de modo geral, não tem tempo para cuidar de outras questões além de apagar as fogueiras do dia a dia. Ele foca apenas no operacional. Com isso, tem dificuldade de identificar oportunidades e ameaças do ambiente de negócios, e mesmo de mapear forças e fraquezas de seu estabelecimento”, afirma Roberto Flores Falcão, professor de marketing, empreendedorismo e estatística da FADISP.

Para ele, visão estratégica significa fugir da miopia na gestão e conseguir definir objetivos. A partir dos objetivos, definir estratégias para que eles sejam alcançados. E, com base nas estratégias, desenvolver um programa de ação, alocando os recursos necessários (e disponíveis) em um cronograma e dentro de um orçamento definido.

O que levar em consideração para chegar ao sucesso?

Toda a análise estratégica deve ser baseadas em informações. Portanto, o ponto de partida para ter uma visão estratégica do seu salão de beleza deve ser a obtenção de dados, como:

  • Cadastro de clientes e fornecedores;
  • Informações sobre vendas (ticket médio, quantidade de clientes atendidos, produtos vendidos etc.);
  • Movimentações financeiras (especialmente, fluxo de caixa); e
  • Movimentações de estoque (entradas e saídas, valores pagos, produtos parados).

A partir disso, é necessário analisar os dados. “Tomar boas decisões requer análise. Experiência e feeling ajudam, mas a sensibilidade aos dados e às informações é realmente crítica”. Comenta o especialista.

Deve-se analisar a situação da empresa, buscando suas competências e fragilidades; e o mercado, verificando situações que causam algum impacto nos negócios. Podem ser questões como concorrência, aspectos econômicos e políticos. A partir das análises é possível que os objetivos sejam definidos e, a partir deles, as estratégias que serão implementadas para se alcançá-los.
 
Mas de nada vale ter todo esse trabalho se as estratégias para o sucesso do seu salão de beleza ficarem somente na sua cabeça. A documentação é importante, e a tecnologia pode auxiliar na otimização deste processo. “Tudo depende da complexidade do negócio e do mercado, e da capacidade (competência e tempo) do administrador de digerir as informações. Às vezes, menos informações podem levar a decisões melhores”, comenta Roberto.

A incerteza sempre existe, mas um volume grande de informações pode afogar o analista menos experiente. Portanto, o primeiro passo é buscar formas de documentar, formalizando aspectos internos e externos da empresa. O segundo ponto é conhecer ferramentas adequadas de análise estratégica. “Imagine entregar uma chave inglesa para alguém que nunca viu uma. Ele não vai saber o que fazer com ela.Haverá dúvidas e o resultado pode não ser positivo”, completa.

Por isso, é necessário conhecer o ferramental pertinente ao seu negócio, como o Ciclo de Vida do Produto, a matriz BCG e o modelo de 5 forças de Porter. “Por último, é importante definir formas de controle, ou seja, medidas que serão acompanhadas para verificar se a a empresa está caminhando no rumo planejado. Cada negócio deve definir as métricas e a periodicidade mais adequada ao seu negócio. Podem ser volume de vendas, rentabilidade, volume de acessos ao site, unidades vendidas, quantidade de folhetos distribuídos... cada objetivo requer um conjunto de medidas de controle”, completa.

Reveja seus objetivos

De modo geral, não é saudável rever ou modificar as estratégias. É melhor sempre tentar primeiro modificar o plano operacional, ou seja, o conjunto de ações que serão utilizadas para implementar a estratégia. Ainda assim, em alguns casos pode-se mudar o rumo.

Situações de crise ou quando há grande mudança em cenários políticos e econômicos requerem uma reflexão sobre as estratégias traçadas.  Fora isso, uma revisão anual, para a maioria dos negócios, está de bom tamanho. 

Esta matéria é oferecida por:

SuperAgendador.com

Desde 2011, O SuperAgendador.com oferece a melhor solução de gestão online para salões de beleza.