É fundamental conhecer o mercado antes de se lançar em algum negócios. Já que os e-commerces de produtos de beleza estão se multiplicado na web, vale a pena conferir um perfil desses e-consumidores.
O estudo “O Caminho do Consumo”, feito em outubro pelo IBOPE e-commerce, a nova divisão do grupo específica para vendas online, detectou as tendências de compra dos internautas nas principais regiões metropolitanas do País. São regiões que participam do painel contínuo de comércio eletrônico, e que representam 80% do consumo brasileiro.
Os dados mostram que 86% dos entrevistados já fizeram compras pela internet. O segmento de e-commerce ainda continua sendo o queridinho das classes AB, com 65% de sua representatividade, sendo que 18% estão em São Paulo e 16% no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
E-commerce em segundo plano
Apesar de a mobilidade impulsionar o crescimento do e-commerce, a maioria das pessoas ainda se sente mais segura em comprar por meio de computadores em vez de smartphones e tablets. “Das busca de informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico no país, dispositivos como smartphones e tablets foram utilizados por 38% e 18% dos entrevistados, respectivamente”, explica Alexandre Crivellaro. O desktop ficou bem na frente, apontado por 98% da amostragem.
Online ou presencial?
Entre as razões para comprar online, os entrevistados elegeram a comodidade, com 93% das citações. Melhores preços e a variedade na escolha dos produtos também foram muito citados, em 85% e 66% das respostas, respectivamente.
Para 84% dos internautas o ponto negativo de comprar pela internet, é a impossibilidade de ver os produtos ou experimentá-los. Já o medo de não receberem os produtos, conta com apenas 56% das opiniões. Contudo, a falta de opção para agendar a entrega do produto, incomoda mais da metade dos entrevistados, com 54% das respostas.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.