Como saber se o seu salão de beleza está no caminho certo?

Todo dono de empresa deseja que seu negócio seja lucrativo, próspero e que, “de quebra”, satisfaça plenamente funcionários e clientes. Mas, durante a gestão de um salão de beleza, são tantas as funções do gestor que, muitas vezes, ele “supõe” que esteja tudo bem ou que isto ou aquilo tenha se desviado do propósito.

O feeling é importante, mas especialistas garantem que ele não é o suficiente para gerir um negócio de sucesso. Para isso, é importante definir e analisar indicadores (chamados de KPIs, no universo corporativo). “Vivemos em um mundo onde performance é mantra. Sendo assim, os indicadores seriam os dogmas do nosso mantra. Definir indicadores primários, secundários e eletivos é vital para viabilizar as tomadas de decisões, análises de risco e possibilidades, além das decisões de negócios, como alterar produtos e modelos comerciais”, comenta Ricardo Martins, diretor de Inovação da ABlab, agência de marketing digital.

Mas, quais indicadores são mais comuns e qual é a função deles? Segundo Ricardo, dentro do ambiente digital, normalmente as empresas medem a taxa de conversão (ou seja, a relação entre o número de visitas ao seu site e o número de compras que estas visitas realizaram) e o CTR(Taxa de Cliques, ou seja, o número de cliques recebido pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido). “Todos eles tem a função de entender melhor o ambiente de atração e transformação de leads em clientes finais. Afinal, gerar leads significa captar potenciais clientes para um negócio”, comenta.

Mas, neste universo, não há fórmulas prontas. É importante definir os KPI's que realmente sejam relevantes para cada negócio durante o planejamento e compreensão dos pontos sensíveis. “Para isso, é fundamental transformar dados em informações. O pior problema da chamada 'data era' é que as pessoas não entendem bem a diferença entre dados e informações. Os robôs e/ou algoritmos são excelentes em extrair e compilar dados, porém, cada vez mais precisamos de pessoas qualificadas para transformá-los em informações relevantes para o negócio”, recomenda o especialista.

Entender, pesquisar e planejar todos os indicadores importantes e relevantes de uma empresa/produto/campanha exige uma grande dose de envolvimento e intelecto humano. Mas, se você não acha que, neste momento, consiga fazer isso para o seu negócio, pode contratar uma empresa especialista em business intelligence (inteligência de mercado), para uma consultoria. Além de verificar os indicadores, ela poderá ressaltar a importância do autoconhecimento, confiança e capacidade técnica de receber as informações externas e processar em ações internas.

Esta matéria é oferecida por:

SuperAgendador.com

Desde 2011, O SuperAgendador.com oferece a melhor solução de gestão online para salões de beleza.