Como transformar o momento de crise em oportunidade

Quem gerencia um negócio já ouviu falar: “Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Essa frase, tão comum no mundo do marketing e da administração, mostra que, nos momentos de crise, é preciso se reinventar para não naufragar. Mas, como fazer isso?

“Se o gestor pretende mesmo criar uma oportunidade, minha dica é: fuja do previsível. Tire o 'S' da palavra CRISE e transforme-a em CRIE. Quando alguém me diz: Se a vida lhe der limões, eu nem deixo terminar a frase e completo: farei caipirinha. Vou jogar em alguém. Vou espremer e usar o suco como tinta invisível para brincar com minha neta. Mas, POR FAVOR, limonada, não mais”, comenta o professor Humberto Massareto, da K01 Capital Intelectual, especialista em design thinking.

Para o especialista, transformar crise em oportunidade é simples, apenas, não é fácil. Para isso, é preciso sair do lugar. A dica é visitar feiras, eventos, supermercados, feiras livres, concorrentes e empresas que não tenham nada a ver com seu negócio. “Vá ao shopping, ao cinema, à livraria. Pesquise na internet. Converse com o seu cliente. Mantenha-se atualizado com o que acontece na comunidade, em sua cidade, no Brasil e no mundo: leia jornais, revistas, assista ao noticiário. Converse com o gerente do banco. Procure o SEBRAE. Visite o SENAI, o SESI e o SENAC. Vá a feiras e rodadas de negócios. Participe de palestras”, indica.

Essas atividades, certamente, servirão como inspiração para desenvolver uma solução em um momento de crise e, na pior das hipóteses, são hábitos empresariais e pessoais bastante saudáveis.

Confie no segmento da beleza

“Como consultor de empresas, interagi também com salões e, ao ser perguntado o que fazer para captar clientes em momentos de crise, sempre respondia com outra pergunta: 'Quando é a baixa temporada para beleza? Em que momento uma pessoa não faz questão de ser bela?'. Claro que, especialmente no inverno, fica-se mais tempo em casa, mas, para mim, a resposta a esta pergunta é: nunca”, afirma o especialista.

Para Humberto, as pessoas fazem questão de mostrar seu esplendor em festas, praia e piscina. Ou seja, querem mostrar-se para o mundo.

Assim, o lucro é o resultado de uma estratégia bem elaborada, e não o motivo dela. O especialista recomenda que, para gerar lucro, a estratégia deve considerar situações em que normalmente a pessoa não iria ao salão e trazer respostas a elas. Algumas ideias são:

  • Convênio com um restaurante para desconto no aniversário de namoro, noivado ou casamento. A pessoa ganha o convite ao usar os serviços do salão.
  • Sugerir que, pelo menos uma vez por mês, o parceiro ou parceira façam uma surpresa para o cônjuge, mudando o visual ou aperfeiçoando-o no salão.
  • Cartão fidelidade, no qual, depois de 5 ou 10 idas ao salão, ganha-se um serviço.
  • Desconto para ida em duas ou mais pessoas, como mãe e filha ou amigas.
  • Um encontro mensal ou bimestral, convidando seus clientes e conhecidos para conhecer novidades e lançamentos.

Faça a análise SWOT

Um dos métodos para sair da crise é fazer um bom planejamento. E, uma ferramenta muita utilizada por empresas de todo porte, das multinacionais a um quiosque, é a Análise SWOT. SWOT é uma sigla em inglês dos termos "Strengths" (Forças), "Weaknesses" (Fraquezas), "Opportunities" (Oportunidades) e "Threats" (Ameaças).

“Você conhece sua história pessoal e profissional melhor do que ninguém. Então, faça uma análise SWOT para cada situação”, afirma o especialista, que mostra o passo a passo:

1. Em uma folha de papel, faça duas retas uma horizontal e outra vertical, dividindo em 4 espaços iguais.

2. Começando pelo canto superior à esquerda, escreva no alto do quadrante FORÇAS; no canto superior direito, FRAQUEZAS; no canto inferior esquerdo, OPORTUNIDADES; e, no canto inferior direito, AMEAÇAS.

3. Pronto! Agora, você deve listar em cada quadrante as suas impressões e percepções.

4. Quando for preencher o SWOT pessoal, troque ideias com pessoas com quem convive no dia a dia. As visões externas ampliam nossas percepções.

Esta matéria é oferecida por:

SuperAgendador.com

Desde 2011, O SuperAgendador.com oferece a melhor solução de gestão online para salões de beleza.