Carlos Oristânio

A necessidade de planejamento antes de tomar decisões para alcançar bons resultados nos negócios de beleza foi um dos temas do workshop de Carlos Oristânio na Hair Brasil. Ele, que é sócio do salão De La Lastra, em São Paulo, definiu como planejamento a forma de refletir antecipadamente sobre os objetivos e descobrir a melhor forma de executá-los.

Um exemplo claro de bom planejamento foi citado com relação ao setor de compras. Na cidade de São Paulo, nos meses de janeiro e fevereiro o movimento sofre uma queda por conta do período de férias. Por esse motivo, a procura pela compra dos produtos de beleza também diminui. “Quem se juntou dinheiro nos meses de agosto e setembro terá a vantagem de estocar produtos no começo do ano, quando os preços estão mais baixos”, exemplifica.

Ter um salão de qualidade também exige planejamento antecipado com relação treinamento de funcionários, valorização de cada etapa do trabalho e zelo pela aparência do ambiente. Segundo Carlos, toda empresa deve se esforçar para se solidificar e ter sempre um "plano B" para momentos de crise. Além disso, as funções devem ser respeitadas. "A partir do momento em que você quer fazer tudo ao mesmo tempo, nada dará certo. Quem se propõe a ser gestor precisa ter o foco em administrar, direcionar as rotinas e deixar cada funcionário exercer o seu trabalho", alerta.

E confira também:

BSGWorld Network promove concurso cultural Abril Premiado. Participe!

BSG patrocina entrega de prêmio da AIPP na Hair Brasil 2011