No dia 29 de setembro, a casa de shows Via Funchal, em São Paulo, recebeu o que há de mais moderno, retrô e criativo no universo da beleza. Retromoderno, a nova coleção primavera-verão 2011, foi desenvolvida pela equipe da Alfaparf Group junto com a Academia londrina Mahogany.

Show da AlfaparfO evento, apresentado pelo artor Murilo Rosa e pela diretora de marketing da Alfaparf, Katia Coutinho, foi visto por 3 mil profissionais. Comandado por Richard Thompson e Eliabe Moreira, o estilo fashion e retrô esteve por toda parte, desde as roupas, até os acessórios. Os looks foram  divididos em três vertentes, todas elas inspiradas nas passarelas de Milão. “Hoje, a imagem  não reina em um só aspecto. É a era do look total”, disse Richard Thompson. “Não utilizamos perucas ou extensões. Todos os cabelos apresentados são reais, e isso é importante porque o objetivo é que os cabeleireiros reproduzam facilmente os visuais em seus salões de beleza”, comentou Eliabe.

Independentemente das inspirações, todos os looks tinham em comum a  retomada das cores, o aspecto saudável e o fim da sobriedade. E por isso mesmo alguns estereótipos foram quebrados. Um bom exemplo foi o cabelo em diagonal, protagonizado há muito tempo pela jornalista brasileira Erika Palomino. “O estilo só se torna fashion quando há uma aceitação do público e uma sensação de compra. Não adianta o conceito estar somente na cabeça do cabeleireiro”, comentou Eliabe.

Confira as tendências:

Puff – O efeito balonê foi traduzido para os cortes: formas arredondadas, seções horizontais, looks polidos. A doçura do loiro foi realçada com a precisão e os "efeitos acobreados" deram volume e movimento aos cabelos.

Up Turn - Para as mulheres poderosas, cortes de médio para longos com volume na parte alta. As franjas continuam em destaque, agora compridas e em cima dos olhos.

Fall - A atenção foi deslocada para os efeitos assimétricos da franja e do perímetro. O rosto "brinca" de esconde-esconde, revelando-se inesperadamente . Duas seções quadradas dão a ilusão de simetria, duas seções em forma de V a cortam. Os efeitos coloridos são aplicados delicadamente nos cabelos e seguem as formas do corte.

Make-up: um show à parte

Dez maquiadores da Catharine Hill, todos vindos de Manaus, foram responsáveis pela maquiagem das 26 modelos que se apresentaram no Mega Show Alfaparf e Mahogany. Pelo 2º ano consecutivo a empresa foi convidada a participar do evento e deu um show à parte nas oito horas de preparação. A equipe executou os trabalhos com técnicas convencionais e Air Brush.

E confira também:

Aprenda a maneira correta de preparar o salão de beleza para o dia da noiva