Ampolas de tratamento: para que servem e como usá-las

Cabelos desalinhados, com frizz e pontas duplas, chegam a ser desesperadores para quem gosta de manter a imagem alinhada. Hoje, um dos recursos de beleza para evitar todos esses problemas é usar ampolas de tratamento. Mas como aplicá-las nos fios? É um procedimento realizado somente no salão de beleza? Sionara Bandeira, coordenadora técnica da Keune Haircosmetics, responde essas e outras dúvidas. Confira!

Cabeleireiros.com: Para que servem as ampolas de tratamento?

Sionara Bandeira: As ampolas são tratamentos conentrados para restaurar os fios. Elas devem ser usadas quando o cabelo necessita de cuidados extras, principalmente durante e após as agressões sofridas pelos fios no verão.

Cabeleireiros.com:Com qual frequencia as ampolas devem ser utilizadas?

Sionara Bandeira: Depende das condições do cabelo, mas o ideal é uma vez por semana. Se for um caso extremo, mais vezes, mas isso tem que ser avaliado.

Cabeleireiros.com: Devem ser usadas somente pelos profissionais ou na manutenção em casa?  

Sionara Bandeira: As ampolas podem ser usadas das duas formas, mas com certeza quando são aplicadas do salão, o efeito é melhor. Isso porque o profissional concentra-se no fios e na massagem que faz neles. 

Cabeleireiros.com: Quando a ampola deve ser misturada na máscara?

Sionara Bandeira: Normalmente, a ampola deve ser usada pura, para potencializar seu efeito. Quando misturada numa máscara, têm-se o efeito das duas, deixando o cabelho superhidratado.

Cabeleireiros.com: A ampola pode ser misturada em outro produto cosmético, além da máscara?

Sionara Bandeira: Não. O ideal é que ela seja usada pura ou misturada à mascara de tratamento. Caso seja  misturada ao xampu, que tem ingredientes limpantes, pode perder o efeito.

Cabeleireiros.com: É indicado secar o cabelo com o secador após usá-las ou isso prejudica o efeito? Sionara Bandeira:  O melhor efeito  é quando o cabelo é finalizado com escova, pois ajuda a selar as cutículas e intensificar o brilho. Não prejudicará o efeito, pois normalmente as ampolas são compostas por agentes protetores dos fios.

Vitrine de produtos:

1. Hair Beauty, da KEUNE: soro restaurador de brilho que sela as pontas duplas e protege os fios dos efeitos nocivos do calor. A cápsula de aplicação individual garante uma aplicação mais eficiente e precisa, já que o produto, enriquecido com vitamina E, é altamente concentrado.

2. Açai Cream, da BEOX: à base de extrato de açaí, agente antienvelhecimento, e Bio Restore, que reconstrói os fios. Hidrata, revitaliza e proporciona maciez, maleabilidade e sedosidade instantânea.

3. Power Dose BEAUTY FOR UP FORTIFYING, da Versale: contém KERAVIS, um poderoso complexo de fortalecimento. Penetra no córtex, aumentando o teor de umidade do fio. Contém CREATINA, uma proteína que restabelece as ligações entre os aminoácidos.

4. Nutrição Intensiva Nutrity, da Le Cliqué: com ativos naturais de buriti, pequi e murumuru, nutre e restaura profundamente a proteína da fibra capilar, conferindo hidratação instantânea. Sua ação anti-frizz controla o volume dos cabelos.

5. Hidra Color, da TRUSS: sua fórmula contém queratina, glicine de soja, óleo de buriti e silicones que agem internamente na fibra capilar, proporcionando brilho e manutenção da cor por mais tempo. Normaliza o pH após processos químicos.

6. Unidose Matizadora Efeito Champagne, da UNIK: acentua o tom champagne dos cabelos, fazendo a correção nos fios amarelados. Sua ação superconcentrada age de maneira rápida e eficiente.

7. Semi di Lino, da Macpaul Professional: os elementos extraídos da semente de linho restauram a fibra capilar, fecham as cutículas e nutrem a estrutura interna dos fios. Age nos fios em três minutos.