As diferenças e os cuidados com cabelos mistos, secos e oleosos

Os cabelos podem variar entre normais, oleosos, secos, mistos, crespos e cacheados, finos e ondulados. E se às vezes as clientes têm dúvidas sobre como tratá-los e que produtos usar, é papel do profissional ensinar a cliente a mantê-los bonitos em casa. Mas, o que constitui cada tipo de fio? Para responder a essa pergunta, consultamos a expert Ana Lídia Carvalho, proprietária do salão Lídia´s Hair, em Taubaté (SP):

  • Cabelos normais: são naturalmente maleáveis e brilhantes, macios e com volume uniforme. Não apresentam ressecamento, nem oleosidade excessiva. Não é preciso lavá-los diariamente.
  • Cabelos oleosos: são pesados, sem volume e apresentam excesso de oleosidade. Necessitam ser lavados diariamente. Do contrário, ficam ainda mais pesados e com menos volumes.
  • Cabelos secos: são frágeis, opacos e quebradiços. Geralmente, mostram-se rebeldes e pouco macios no tato. Apresentam volume, são difíceis de pentear. Precisam de limpeza suave que favoreça a reconstituição da película de proteção natural dos fios, para adquirir brilho e flexibilidade. As lavagens devem ser intercaladas.
  • Cabelos mistos: são oleosos junto à raiz e no couro cabeludo, e ressecados nas pontas. Ao toque, apresentam aspereza. Podem ou não, dependendo da oleosidade, ser lavados diariamente.

Outros cuidados

Além de prestar atenção em qual é o tipo de cabelo, Ana Lídia diz que deve-se observar o grau de ondulação dos fios. “Ele também pode interferir na manutenção, pois quanto mais ondulado ou crespo for o cabelo, mais frágeis e ressecados podem ser os fios. Isso ocorre devido a curvatura, que  dificulta a migração da oleosidade natural do couro cabeludo para as pontas”, comenta a especialista.
Outra dica é levar a espessura em conta, pois cabelos muito finos são frágeis e mais suscetíveis à quebra, embaraçam facilmente e muitas vezes são elétricos e mais secos
Os melhores produtos para cada tipo?

  • Cabelos normais: utilize um xampu neutro para lavagens frequentes, seguido de condicionador. Ele possui função adstringente, limpa e refresca o couro cabeludo.
  • Cabelos oleosos: use um xampu específico, normalmente chamado de "balanceador". Sua função é remover a oleosidade excessiva e devolver o equilíbrio natural dos cabelos.  Uma boa dica é substituir o condicionador por um leave-in e fazer o enxague após a aplicação.
  • Cabelos secos: escolha um xampu com ativos condicionantes, aplique sempre um condicionador na finalização e enxague muito bem; resíduos de produtos no cabelo podem causar danos.                                                

E se você deve apostar nesses produtos, deve evitar, por outro lado,  água com excesso de cloro, lavagens noturnas, uso diário de secadores, chapinhas ou onduladores sem o uso de protetores para fonte de calor.