BeautyworldO volume de negócios das empresas brasileiras de cosméticos na Beautyworld Middle East, ocorrida de 18 a 20 de maio, em Dubai, nos Emirados Árabes, atingiu US$ 680 mil e a estimativa para os próximos 12 meses é de US$ 8 milhões.

Segundo João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos “algumas empresas consideram a Beautyworld Middle East a feira mais importante do ano, levando em conta o potencial do mercado do Oriente Médio e as oportunidades para os produtos brasileiros na região”.

Com o apoio da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), a entidade possibilitou a participação das 15 empresas nacionais no evento: Amazônia Natural, Betulla, Bonyplus, GUF Cosméticos, Kanechom, L’acqua di Fiori, Nazca, Neotrat, Never, Nunnat Cosmetics, Phytophilo, Quasar Esthétique, Skala, Sther Cosméticos e Vyvedas.

O Brasil - onde são lançados anualmente 70 mil cosméticos - é o terceiro maior consumidor mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, perdendo apenas para o Japão, segundo no ranking, e para os Estados Unidos, que lideram o ranking.

Destaques
A principal novidade apresentada pela ABIHPEC na Beautyworld foi o Brazilian Lifestyle Lounge, uma área especial que reuniu diferentes setores da economia brasileira que desenvolvem parcerias com a APEX-Brasil. A idéia foi trazer à feira um pouco do conceito brasileiro de bem-estar, associado a projetos que agregam tecnologia e iniciativas socialmente e ambientalmente responsáveis. O espaço recebeu compradores, distribuidores, jornalistas e convidados, que puderam conhecer os projetos de cada segmento, experimentando os produtos e assistindo a vídeos institucionais.

Outro destaque foi a participação brasileira no programa Beauty Queen, uma ação promocional criada pelos organizadores do evento, na qual duas modelos elegantemente vestidas circularam pelos pavilhões exibindo lançamentos de expositores nacionais.

Nesta edição da Beautyworld Middle East, o Brasil recebeu cerca de 600 visitantes de todo o mundo para a prospecção de negócios. Os contatos com esses compradores poderão ser mais fortalecidos durante as próximas feiras internacionais das quais o Brasil participará este ano: Cosmoprof North América, de 13 a 15 de julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos; Beyond Beautye, de 5 a 8 de outubro em Paris, na França e InterCHARM de 23 a 26 de outubro, em Moscou, na Rússia.