Corte longo e contemporâneo, foi realizado em camadas do meio dos cabelos até as pontas, aplicando nuances claras para acentuar o aspecto de queimado do sol. A franja, em linha reta, ressalta o olhar e transmite mais sensualidade.No verão, é comum o ressecamento dos fios de cabelos, bem como a perda da sua cor, quando tingidos. O sol e o calor degeneram as proteínas dos fios, que são feitos basicamente de dois tipos delas: a queratina, responsável pela sua dureza e a melanina, pela sua cor.

O Dr. Valcinir Bedin indica os principais cuidados para a manutenção e a garantia da saúde dos cabelos no verão.

A perda de parte dos cabelos acontece quando os fios ficam mais frágeis devido a esta degeneração de proteínas, ou depois do uso muito frequente ou mesmo exagerado, das escovas, normais ou progressivas.

No verão são necessários alguns cuidados com os fios para evitar o ressecamento que se dá em função da perda de água da haste capilar por causa do sol e do calor. Não existe uma maneira de devolver a água para dentro dos fios. Podemos evitar que a água saia mais, com hidratação capilar ou banho de óleo ou de silicones,  criando assim uma película (filme) que vai impedir a saída da água dos fios.

Para minimizar as agressões é importante manter uma dieta saudável, rica em carnes e leite e não agredir demais os cabelos com tratamentos químicos fortes, como alisamentos ou tinturas definitivas.

Para recuperar o brilho é importante hidratar com produtos siliconados ou com algum tipo de impermeabilizante na fórmula.

Qualquer cabelo que já é tratado quimicamente pode ter seu estado piorado quando exposto ao sol sem proteção. Portanto é inevitável que os cuidados com este tipo de cabelo sejam redobrados. Mais hidratação e mais filtro solar são essenciais.

Dr. Valcinir Bedin


Dr. Valcinir Bedin é médico visitante da Universidade Vadois – Lausanne, Suíça, e presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. Mais informações pelo telefone: (11) 3884-7969.

www.doutorbedin.com.br