Como conquistar cabelos lisos e saudáveis

Cabelos lisos, leves e soltos. Esse é um grande desejo de muitas mulheres. Para quem não foi geneticamente agraciada com fios lisos, existem atualmente no mercado diversas opções de conquistar esse efeito. “A escova progressiva é uma boa opção para deixar os fios até mais 80% soltos e lisos. A cauterização também reduz o volume e devolve o brilho aos cabelos, mas para isso é necessária uma avaliação prévia dos fios pelo profissional de beleza”, explica Cátia Simão, hairstylist do Salão Menta Pimenta Beleza.

E para quem já fez um dos procedimentos, é importante seguir algumas dicas importantes. “Lavar os fios um dia sim e outro não com um bom shampoo para tirar a oleosidade do couro cabeludo, principalmente no inverno, e usar o condicionador apenas nas pontas são ações que garantem a durabilidade do liso”, recomenda.

Lisos perfeitos

Para obter madeixas alinhadas e completamente lisas, a profissional salienta que produtos como o leave in na pré-escovação são excelentes alternativas. E se o problema for a oleosidade, lavar os cabelos com água morna pode garantir ótimos resultados; e para pentear, prefira uma escova grande, sem modelar muito. “Recomendo secar as madeixas penteando-as com movimentos direcionados para cima e sempre alternando com jatos de ar frio, que deixarão os cabelos soltos e brilhantes. Uma pequena gota de sérum protetor de pontas dá o toque final”, diz.

Para não correr o risco de um efeito indesejado, evite o spray. “O produto não é o mais apropriado para essa finalidade, pois é indicado para quem precisa do cabelo fixo, como um penteado, e não para quem busca o efeito contrário, com leveza e balanço”, finaliza.

E por fim, as máscaras de hidratação, que devem ser aplicadas quinzenalmente a fim de nutrir as pontas, repondo as proteínas perdidas e os lipídios, protegendo e hidratando os cabelos.