Fabrizio Raimondo e modelos nas quais produziu penteadosO hairstylist argentino Fabrizio Raimondo, membro da equipo BSG International,  abriu sua aula no Master Hair Designer, na BSG.U Academy, de Campinas/SP, ensinando aos cabeleireiros como montar uma tendência. Fabrizio elencou os principais itens que devem nortear o profissional:

1. Escolher um tema: busque algo que lhe inspire. Encontre um fio condutor e partir dele direcione e desenvolva o trabalho.

2. Leve em consideração o público a quem está destinando a coleção. Você pode fazer para um grupo de determinado estilo, ou para vários tipos, como mulher sensual, sofisticada, esportiva etc.

3. Possibilidades: as inspirações podem ser baseadas nas décadas, ex. 1920, 1930, 1940 etc. Sobre esse item, Fabrizio apontou algumas características:

- A década de 1920 foi atrevida e revolucionária. As mulheres que antes usavam roupas bem justas, contornando o corpo, passaram a adotar vestimentas quadradas que lhes escondiam os contornos. Nesta época surgiu o corte de cabelo reto e com franja, visto nas passarelas de todo o mundo até os dias de hoje. A franja cortada em V foi criada nesse período. O cabeleireiro francês Marcel Grateau inventou uma ferramenta, que aquecida em brasa, era usada para modelar os fios, principalmente os curtos, que ganhavam as ruas.

- Nos anos 1960, o cabeleireiro inglês Vidal Sassoon revolucionou o mundo dos cabelos com cortes em linhas geométricas.

- Os hippies, que surgiram no final dos anos 1960, com seus cabelos num estilo bem natural, são outra fonte inspiradora.

4. Tribos urbanas: hippies, punks e outros. São fenômenos urbanos que podem nortear uma coleção.

O hairstylist argentino encerrou a primeira parte da aula fazendo alguns penteados e passando dicas importantes para os profissionais:

- Quando for trabalhar com uma modelo com muito cabelo opte por grampos maiores, assim você não corre o risco de o penteado desfazer durante uma apresentação.

- As jovens não gostam do penteado “estilo avó”, com tudo muito limpo, Hairstylist produz penteado em cabelos frisadosmuito certinho. Ouse, deixe alguns fios soltos, desfie o cabelo com o pente.

- Quando for solicitado para produzir um penteado para uma festa, ou para uma noiva, faça uma prova antes do dia do evento. Assim você pode corrigir possíveis falhas, atender alterações que porventura a cliente venha a solicitar e ter certeza do tempo que vai gastar na produção do look.

- Para um desfile, você pode produzir o mesmo penteado com versões diferentes, numa os cabelos podem estar lisos, na outra frisados.

Em entrevista exclusiva para o grupo BSG, Fabrizio falou do prazer de participar do Master Hair Designer. “É uma oportunidade única de conviver com vários profissionais e verificar como cada um interpreta a moda”. Ele destacou que na América do Sul os cabeleireiros trabalham com tipos muito semelhantes. “Na Europa os cabelos são finos e ralos, logo, os hairstylists precisam de alternativas para dar volume às madeixas. Aqui ocorre justamente o contrário, as pessoas querem reduzir o volume. Por essas e outras razões esse intercâmbio é muito importante e esse projeto é muito grandioso e minucioso”.

Na segunda parte da aula, ele exibiu o passo a passo de um corte de cabelo em boneca. A proposta foi um degradê muito superficial. “É uma tendência na atualidade” disse. Nesse estilo, Fabrizio destacou a importância de verificar se os fios já estão em camadas, em caso positivo, haverá necessidade de fazer uma adaptação, já que nessa proposta as camadas são tênues, que mesmo assim dão movimento as madeixas.

Fabrizio RaimondoNo quesito corte, Fabrizio também passou várias dicas:
- Nunca faça uma franja marcada, certinha, numa pessoa de rosto redondo. Opte por franjas mais compridas e jogadas para as laterais.
- Caso o pente caia no chão durante o corte, higienize-o com água antes de voltar a usá-lo no cliente.
- As camadas e as simetrias são ótimas opções para alterar o corte sem mexer no comprimento
- Quando se faz um corte com mechas elevadas deve-se controlar depois a linha de contorno

Além de Fabrizio Raimondo e de Mauricio Cid, que se apresentou no curso dia 9 de novembro, o Master Hair Designer, vai receber o hairstylist espanhol Mikel Luzea, dia 23 de novembro.

Serviço
Master Hair Designer
BSG.U. Academy Campinas
Rua Madre Maria Santa Margarida, 270, Pq. Nova Campinas, Campinas (SP)
Contatos.: (19) 3367.1625 / 3367.2791 / 3367.1624