Com tantas opções no mercado de xampus e condicionadores, é difícil escolher um produto que contenha proteínas e potentes ativos que hidratam, dão brilho e maciez aos cabelos. Veja as dicas de um especialista e as novidades do mercado.

Como fazer a limpeza adequada dos cabelos

Cada cabelo tem uma característica que necessita de cuidados específicos. Os xampus, além de lavar e perfumar, são essenciais na manutenção de proteínas que fazem os fios crescerem naturalmente. É importante, portanto, saber qual o tipo do cabelo e os principais componentes do produto que será utilizado. Diante de muitas variedades, entretanto, como fazer a escolha correta?

Originalmente, sabonete e xampu eram produtos muito similares. Contudo, no decorrer do século XX, o mercado tem recebido vultuosa quantidade de xampus e condicionadores, com diversas formulações, gerando dúvida e confusão na cabeça do consumidor.

Para o especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Biotec Dermocosméticos, Everton de Freitas, as pessoas devem ir à perfumaria com a certeza das características do cabelo que têm, para não se confundir com tantas propagandas, pois a aquisição de um produto errado traz resultados adversos, ou seja, pode danificar os cabelos. “Se uma pessoa que tem cabelo seco usar um xampu para cabelo oleoso, por exemplo, o resultado pode ser o ressecamento”, explica o especialista.

Cargas negativas e positivas

Há, porém, outros fatores que também podem causar a danificação do couro cabeludo, afirma o especialista. Os cabelos possuem uma estrutura com dois tipos de cargas: negativa e positiva. O xampu possui somente carga negativa (aniônica), que tem como principal função a limpeza. Já o condicionador possui carga positiva (catiônica) que, além de fechar a cutícula dos fios, desembaraça os cabelos e repõe a camada lipídica, removida pelo xampu, neutralizando as cargas dos cabelos.

Caso contrário, se uma carga for maior que a outra, os cabelos também poderão ressecar. “Por isso, além de todo processo de limpeza e hidratação que o xampu e condicionador fazem, é importante utilizar os dois produtos para equilibrar as cargas. Sempre primeiro o xampu e depois o condicionador, nunca os dois juntos”, comenta Freitas.

Estudos científicos comprovam que as proteínas são importantes na composição de qualquer produto capilar e para qualquer tipo de cabelo, pois formam um filme que evita a perda de água, evitando a desidratação.

Confira também:

A importância de usar o xampu certo

Xampu é tudo igual? Tire suas dúvidas!

Fique atento: os cabelos oleosos devem receber atenção especial!