Wilson Eliodorio, embaixador de TRESemmé, preparou um guia completo com dicas desde a lavagem até os penteados

Os cabelos cacheados estão em alta, tanto nas passarelas – foram destaque nas últimas edições do SPFW e no Fashion Rio – como nas ruas. Para manter os cachos sempre bonitos e saudáveis e prevenir o bad hair day, o cabeleireiro Wilson Eliodorio, embaixador de TRESemmé, preparou um guia completo com dicas desde a lavagem até os penteados.

“As principais necessidades das mulheres com cabelos cacheados são a redução do frizz, hidratação, brilho e controle do volume”, conta Eliodorio. Confira abaixo como driblar cada um desses problemas e conquistar cachos perfeitos.

Lavagem

Evite movimentos rotativos, que embaraçam e espalham os cachos. O xampu, por exemplo, deve ser aplicado diretamente nas raízes com movimentos curtos e precisos.

- Massageie o cabelo com as pontas dos dedos vigorosamente, que proporciona uma lavagem mais eficaz no couro cabeludo e ativa a circulação. A espuma que escorre no fio é suficiente para lavar as pontas.

- O ideal é que mulheres com cabelos mais secos ou rebeldes, cacheados ou não, lavem-nos em dias alternados. Isso ajuda na manutenção da hidratação e permite a pausa necessária para que os fios sequem completamente.

Condicionamento é importante

- Aplique uma camada generosa de condicionador nas mãos e distribua pelos fios, das pontas para o comprimento, evitando a raiz.

- É nessa hora que o desembaraço deve ser feito. Use os dedos como instrumento ou um pente de madeira com dentes largos, se necessário.

- Enxague de forma abundante.

- A utilização de cremes de tratamento é recomendada uma vez por semana. Caso seja o dia da hidratação, divida o cabelo em quatro partes, começando de baixo para cima. Em seguida, aplique uma camada grossa do produto nos fios deixando-os esbranquiçados de creme. Massageie com delicadeza e aguarde a pausa indicada na embalagem. Por fim, enxágue de forma abundante.

Preparativos para a secagem

- Para as mulheres que possuem cachos finos, é importante aplicar uma pequena quantidade, que equivale a uma moeda de um real, de creme para pentear. Passe nos fios, das pontas para cima e evitando excessos na raiz. Se necessário, repita a operação. Truque: um pouco de mousse, o equivalente ao tamanho de uma bola de gude, pode ajudar na definição e resistência do cacho.

- Se os cachos forem grossos ou crespos, a operação precisará ser mais cuidadosa. Aplique o creme para pentear mecha por mecha, como se fosse realizar uma hidratação. Não se preocupe, o cabelo não vai ficar pesado. Truque: para ajudar a dar peso e durabilidade ao cacho, aplique uma pequena quantidade de gel fixador nas pontas.

O truque do secador

- Comece batendo os cabelos para todos os lados. Isso mesmo, para frente e para trás. Este movimento ajuda a separar e definir os cachos.

- Encaixe o difusor no secador e, com a cabeça para baixo, comece a secar as raízes do cabelo, primeiro pela nuca.

- Vire a cabeça para o lado e seque as laterais da orelha e assim por diante.

- Depois das raízes secas, desligue o secador e encaixe uma mecha no difusor para secá-la.

- Desligue o secador novamente para pegar uma nova mecha, encaixe no difusor e repita esse processo por quantas vezes for necessário para estar com a extensão do cabelo seca por completo. Dica: faça do difusor o seu melhor amigo e sempre o utilize para a secagem. Ele fornece calor sem vento, permitindo que o cacho se forme. Também evite penteá-lo, tanto com o pente quanto com aqueles movimentos de dedos largos que desmancham os cachos e dificultam fazer com que a forma volte.

5. Em que tipos de corte apostar

Quando sentir que chegou a hora de renovar o corte é importante seguir algumas regrinhas para potencializar as curvas do cabelo e deixá-las mais bonitas. Se o cacho é mais grosso e volumoso, os cortes podem ser radicais e desfiados com navalhas arrojadas, criando volumes desconectados. Em contrapartida, cachos finos pedem que os cortes sejam feitos com tesoura e a navalha seja usada apenas para acabamentos.

6. Quais penteados caem bem

Quase tudo está na moda, desde o rabo-de-cavalo clássico ao preso desestruturado. O frizz está liberado para looks de festa e os acessórios são ótimas apostas para ajudar a enfeitar e realçar a beleza. Os semipresos também ganham destaque, são muito fáceis de fazer e criam um visual divertido. O importante é soltar a criatividade!