Como recuperar o brilho e dar mais vida aos cabelos opacos

Com o passar do tempo, devido a diversos fatores externos, como o Sol, o vento e o frio, os fios acabam perdendo o brilho e a maciez. A utilização excessiva de prancha modeladora, secador e química também tornam os fios opacos e sem vida.

Para reverter essa situação, Neiva Pena, proprietária do Essencial Hair, recomenda que os fios sejam hidratados semanalmente e a cada 15 dias, deve-se fazer tratamentos profundos de reconstrução ou cauterização, com profissionais especializados.

Acerte nos produtos

De acordo com a profissional, àqueles a base de queratina hidrolisada possuem um baixo peso molecular e penetram com facilidade nos fios, facilitando a sua recuperação. “Além disso, finalizadores ajudam a fechar a cutícula. Os protetores térmicos são uma boa aposta, pois, quando ativados com o calor, protegem os cabelos contra os danos do secador e chapinha. Quando o fio está opaco por causa do desbotamento, o tonalizante ajuda a reavivar a cor e a devolver o brilho”, diz.

Produtos provenientes de procedimentos químicos, como alisante, descolorante e permanente devem ser evitados. “Esses produtos retiram a queratina dos fios, deixando-os opacos. Condicionadores também não devem ser utilizados, principalmente próximo à raiz, pois os cabelos ficam pesados e opacos”, explica.

E existe algum tipo de cabelo que é mais propenso à opacidade? Neiva alerta que àqueles com processos químicos estão mais sujeitos à falta de brilho. “Durante o procedimento de descoloração, a camada de queratina é danificada. Por isso, as cutículas se rompem e o cabelo fica poroso e sem brilho”.

Para evitar que isso aconteça, a especialista recomenda proteger os fios durante a tintura e utilizar shampoos e máscaras adequadas para devolver a hidratação ao fio. “Enxaguar bem os cabelos, evitando resíduos de produtos, ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e usar "leave in", garantem proteção e mais brilho aos fios”, finaliza.