Como voltar ao look natural sem prejudicar os fios

Para as mulheres acostumadas com os cabelos lisos, deixar a química de lado e voltar ao look natural parece ser o maior desafio do processo de transição capilar. No entanto, na prática, é preciso muito mais do que a decisão de mudar, é necessário determinação e uma rotina de cuidados com os fios. A cabeleireira da unidade Lady&Lord do Shopping Curitiba, Beth Luth, explica que a hidratação e a cauterização ajudam a proteger as madeixas e funcionam como uma proteção para os cabelos. O ideal é que a hidratação seja realizada uma vez por semana, já a cauterização, no mínimo, uma vez por mês.

Segundo ela, a progressiva não tem o objetivo de danificar o cabelo e sim dar brilho e deixar os fios mais soltos. Para quem faz uso de ativos químicos que alisam os fios, a cabeleireira recomenda o corte para não ficar com um aspecto crespo na raiz e liso nas pontas. ”Se for aplicado apenas um produto para soltar a raiz, é melhor deixar o cabelo crescer. No caso do alisamento, as mulheres podem aderir aos cortes modernos que ajudam a eliminar a parte danificada dos fios”, diz.

Cuidados capilares

Para quem ainda acredita que cuidar dos cabelos crespos é uma missão impossível, Beth afirma que é possível ter cabelos naturais e saudáveis. “Para manter os cabelos bonitos e sedosos, vale apostar no uso de finalizadores, como o sérum e óleos, que ajudam a recuperar a vida dos fios deixando-os com uma maior resistência”, observa. Além deles, existem linhas de produtos específicas para esse tipo de fio, que nutrem e domam o frizz.

Além disso, ela alerta para o cuidado na hora do enxágue. “As mulheres devem ficar atentas e remover bem o xampu do cabelo, passar o condicionador e não enxaguar e, em seguida, secar com uma toalha de algodão para controlar o volume. Já para quem quer valorizar os cachos, a dica é esquecer a escova e ajeitar os fios com os dedos para deixá-los bem definidos”, finaliza.