Duas vezes por ano todos os olhares dos maiores especialistas e interessados de moda voltam-se para a capital paulistana. O motivo? O São Paulo Fashion Week, um dos mais decisivos e importantes eventos do segmento em todo o mundo. De 17 a 22 de janeiro desfilaram pela passarela da Bienal do Ibirapuera e por outros pontos da cidade 37 grifes, que apresentaram suas tendências para o outono-inverno 2010.

Como de costume, nós do Portal Cabeleireiros.com estivemos lá e ficamos de olho nos penteados e cabelos. Mais uma vez, assim como no Fashion Rio, os chapéus e alguns acessórios para cabelos reinaram. Destaque absoluto do inverno, eles cobrem as madeixas, mas se engana quem acha que só por não serem destaque elas podem ser apresentadas de qualquer jeito.

São Paulo Fashion Week 2010

No desfile da Neon, por exemplo, uma modelo surgiu com um lenço envolvendo a cabeça, enquanto os fios, de comprimento médio, apareceram com aquelas ondas adoráveis, nova sensação dos salões de beleza. As curvas também marcaram presença nos looks semi-presos e com ares simples de Wilson Ranieri.

Elásticos e raízes coloridas

Falando em semi-presos, não foram poucos os estilistas que preferiram dar todo o destaque às suas criações e colocar os cabelos em segundo plano. Uma pena. Foi o caso de Erika Ikezilli (também adepta da polêmica moda do “não-sobrancelha”), Forum, Jefferson Kulig e Priscila Darolt. A apresentação da Maria Bonita iria pelo mesmo caminho, não fosse por um detalhe: as raízes dos cabelos que ficavam expostas na divisão dos fios foram coloridas em tons vibrantes, como laranja e verde. Parece pouco, mas fez toda a diferença.

O estilista Samuel Cisnansck mostrou simpatizar com coques, e as meninas que desfilaram sua coleção ostentaram o mesmo modelo exibido no Fashion Rio pela Printing: cabelos enrolados nos dedos e presos na frente. Bem gracioso. Mas nesse quesito quem roubou a cena foi a grife de Marcia Garcia. Desalinhados, e incrivelmente charmosos, os coques foram ao encontro da jovialidade e leveza de suas roupas. Uma combinação perfeita.

Cabelos no rosto

O geek (estilo daquelas pessoas que são obcecadas por eletrônica e tecnologia) bateu ponto nos desfiles da 2nd Floor e de Mario Queiroz. Franjas desconectadas, fios penteados pro lado, bem arrumadinhos e topetes arrepiados na lateral deram o tom.

No campo dos modernos, as mechas coloridas da Triton, o curto arrepiado (e super estiloso) da marca Do Estilista e os black powers de Fause Haten brilharam, mas não foram páreo para o vanguardismo das perucas trançadas de Ronaldo Fraga, que cobriam o rosto dos modelos. Estranho, mas inegavelmente original.

CoraçãoA gente amou

Destaque São Paulo Fashion Week 2010

Amapô: Cabelos dobrados e presos na lateral com trancinhas finas. Comercial, criativo e lindo! Palmas para os cabeleireiros responsáveis.

Isabela Capeto: Lenços no topo da cabeça, deram um toque colorido e artesanal aos penteados da modelos.

Maria Bonita: Colorir as raízes dos fios que formavam as divisões dos cabelos foi uma ideia simples, mas genial.

E confira também:

Penteado de pin-up

Aprenda a adaptar os looks do Fashion Rio e do Fashion Week para as ruas