Cosméticos com sal realmente danificam o cabelo?Produtos capilares com adição de sal prejudicam os fios? Esse assunto é discutido frequentemente no salão de beleza, e os profissionais se dividem quanto à preferência ou não de cosméticos que dizem não ter a adição de sal. Mas por que esse ingrediente é tão polêmico? Confira as explicações do hairstylist Bruno Galdino.

Cabeleireiros.com: O que significa um produto não conter sal?
Bruno Galdino:
Para começar a falar sobre este assunto, primeiro devemos entender o motivo de um produto ter ou não sal. O elemento químico cloreto de sódio, conhecido como sal, tem utilidade somente nos shampoos, para deixá-los espessos. Isto é, ele é o responsável para que o produto não tenha a forma totalmente líquida. Sem sal, seria muito difícil distribuí-lo nas mãos e no couro cabeludo, ocasionando o desperdício pela dificuldade de manuseio. Portanto, não existe shampoo sem sal.

Cabeleireiros.com: O sal é prejudicial aos cabelos?
Bruno Galdino:
O sal não é prejudicial ao cabelo, isso é MITO.  Encontramos o sal no Lauril Éter Sulfato de Sódio, que é muito utilizado como desengordurante nos produtos cosméticos, promovendo o que chamamos de "micela" no cabelo e no couro cabelo, retirando toda gordura seborreica. Por isso, é muito importante escolher cosméticos que, além da limpeza, devolvam nutrientes aos fios. E somente marcas com tecnologia avançada proporcionam um shampoo com todas as funções necessárias.

Cabeleireiros.com: Quais produtos são mais indicados para higienizar os fios corretamente?
Bruno Galdino:
Os produtos profissionais contêm performance, qualidade e biotecnologia, além do direcionar o tratamento específico. Os mais hidratantes para os cabelos mais secos, os de controle de oleosidade para os cabelos oleosos e sempre escolher o cosmético de acordo com o seu tipo de fio é fundamental.

Cabeleireiros.com: Por que os profissionais da beleza preferem usar e indicar produtos sem sal?
Bruno Galdino:
Alguns por falta de conhecimento técnico; outros pelo mito de que tal condição retiraria a progressiva do cabelo. A utilização dos shampoos com sódio não determina a durabilidade da progressiva.