Visão Geral Cosmoprof
A Cosmoprof Bologna 2008 - Salão Internacional de Perfumaria e Cosméticos -, maior feira do setor no mundo, realizada de 10 a 14 de Abril, na Itália, recebeu 150.853 visitantes, que acompanharam as inovações do mercado apresentadas por mais de dois mil expositores. No ano passado, o evento havia estabelecido um recorde de público, recebendo pouco mais de 145 mil visitantes.

Para facilitar a visitação, o evento foi dividido quatro áreas: Seductive (sedutor), dedicado ao varejo de perfumes, cosméticos e embalagens; Playful (repleto de diversão), para perfumaria e cosméticos; Charismatic (carismático), dedicado aos cabelos e Vain (vaidade), que abordou o mercado da beleza em geral.

Para agitar toda a cidade foi criada a CosmOff, que transformou Bolonha na capital da beleza, com vários eventos simultâneos pelas ruas da região.

Com atenção especial de todo o mundo voltada para o mercado ecologicamente correto, houve uma mostra de cosméticos naturais e várias palestras sobre o tema, inclusive com a participação do governador do Amazonas, Carlos Eduardo Braga.

As empresas brasileiras novamente marcaram presença. Marcas como Armazém Amazônico, Bonyplus, Surya Brasil e Vita Derm exibiram produtos fabricados com ingredientes da biodiversidade brasileira, obtidos através de processos de extração renovável, gerando trabalho e renda para as comunidades locais.

O Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo ficando apenas atrás dos Estados Unidos e do Japão.

No lounge da Cosmoprof, Stephen Jones, que já teve seus chapéus usados por algumas das maiores celebridades mundiais como a princesa Diana, o músico Boy George e os estilistas Vivienne Westwood e Jean Paul Gaultier apresentou o desfile “Hats para voyeurs”, apontando a ligação entre chapéu e penteado.

A Cosmoprof também foi palco do Grand Trophy, prêmio promovido pela AIPP (Associação Internacional de Imprensa Profissional), cujo vencedor foi o cabeleireiro austríaco Tom Kroboth. O segundo colocado foi Mikel Luzea, da Espanha, seguido por Sanrizz, da Inglaterra.

Leia mais sobre o evento na revista Cabeleireiros.com, edição 28, maio/junho.