BSG.U AcademyAtender atentamente à clientela e saber ao certo quais produtos e tratamentos indicar pode parecer um tanto clichê quando nos referimos ao dia a dia de um salão de beleza. Mas, ao contrário disso, muitos profissionais insistem em realizar estas atividades sem ter uma fundamentação teórica, podendo comprometer a saúde e fidelização daqueles que frequentam o espaço.

Pensando nesta necessidade, a BSG.U Academy ministrou pela terceira vez o curso de Cosmetologia e Estética Capilar na unidade Campinas e concedeu aos cabeleireiros das cidades vizinhas a oportunidade de oferecer diagnósticos precisos ou até indicar profissionais adequados da área médica para tratamentos de doenças.

Uma questão de tricologia

“Aprender sobre a estrutura capilar e os assuntos que implicam em seu desenvolvimento e danificação é de extrema importância. Afinal, todo cliente faz perguntas, e saber como respondê-las ou onde buscar respostas faz parte do trabalho dos hairstylists”, destaca Amanda Saraiva dos Santos, aluna da terceira turma. João Paulo Clemente, também aluno, compartilha da mesma opinião. Ele salienta ao alto número de clientes que chegam em seu salão com problemas de queda, mas desconhecem a necessidade do papel de um médico no acompanhamento do caso: “Um bom exemplo foi quando uma senhora chegou ao salão com uma queda de fios considerável. Ao ser orientada da maneira correta, ela verificou junto ao médico que o problema era falta de ferro e não uso de produtos que agrediam os cabelos”, explica.

Não aos produtos proibidos!

Receber representantes de inúmeras marcas inovadoras nos salões é algo corriqueiro. Porém, prestar atenção às fórmulas milagrosas e a compostos proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é fundamental à saúde de suas clientes e à credibilidade do estabelecimento. Por isso, como parte integrante da grade curricular do curso administrado, a BSG.U Academy destacou a importância em realizar este filtro de informações.

“O curso abriu a minha mente quanto à escolha das trajetórias de especialização. Nós profissionais precisamos estar por dentro de tudo aquilo que envolve este universo”, diz Paulo. Amanda adiciona ao conceito o fato de que os clientes precisam ser abordados de forma didática para não haver contratempos e uso de produtos inadequados: “O cabeleireiro trabalha com a auto-estima das pessoas, utilizar materiais inadequados pode prejudicar o convívio social e afastá-la do estabelecimento”, afirma.

Show de talentos

Para encerrar o curso em grande estilo, os alunos participaram de um concurso de penteados, mostrando todas experiências adquiridas. Os ganhadores foram: Sonia Muller Polezzi, Kleber Muller, Daniela Antonio Andre, Amélia Maria Gonçalves Soares Leite, João Paulo Clemente de Campos e Amanda Saraiva dos Santos.

Confira também:

Campeonato BSG World Awards

Evento beneficente Passarela BSG World