\
Exposição tem entrada franca

Até dia 1º de maio, o Sesc Pompéia abriga a exposição itinerante Decifrando o Cabelo. Desenvolvida pela Cité des sciences et de l’ Industrie - La Villete - localizado em Paris e considerado um dos grandes pólos de cultura científica da Europa - em parceria com a L´Oréal - empresa que pesquisa cabelos há quase cem anos -, a exposição explora as possibilidades oferecidas por um único fio e mostra também o que está por trás de cortes, penteados, cores e formatos.

A exposição é dividida em quatro seções distribuídas em um espaço de 600 m². A primeira delas, Entre Vida e Matéria, explora o cabelo como objeto de pesquisas e experimentos científicos, mostrando sua composição, estrutura e propriedades. Já A ciência do produto aborda o universo de cremes e xampus, mostrando a indústria do cabelo.

Em O salão das metamorfoses, o público é levado ao mundo onde cabeleireiros transformam penteados em obras de arte. Também nesta área, o visitante pode testar diferentes cortes e tipos de cabelo. Na última parte da exposição, Os cabelos do mundo, são apresentados penteados, salões de beleza, canções e expressões populares ligadas ao tema, além da relação entre cabelo e história, moda, poesia, cultura dos povos, linguagem e música.

Além da exposição, o Sesc Pompéia preparou uma programação com atividades que também têm o cabelo como foco central.

A mostra fotográfica, Cortes Modernos, mostra imagens feitas por José Bassit que retratam o universo das antigas barbearias de São Paulo. Acontece de terça a sábado, das 9h30 às 20h30, domingos e feriados, das 9h30 às 19h30. Para as crianças também tem diversão: Giba Pedroza e Renata Mattar contam histórias que brincam com o universo inusitado do cabelo. De terça a sexta, às 10h30 e às 15h, sábados e domingos, às 11h30 e às 15h. E a performance O Barbeiro Maluco usa técnicas de mímica e clown para homenagear os cabeleireiros. Acontece nos próximos dias 31 de março e 1º de abril, sábado e domingo, às 14h30 e às 15h30.

Cabeleira Brincante é o nome do espetáculo de performances e brincadeiras com perucas, frase e poemas sobre o cabelo que a Cia. Megamini apresenta no dia 31 de março, às 12h30 e às 14 horas.

Quer saber como você ficaria com outro tipo de cabelo? Então vá conferir a intervenção artística Cabeleireiros da Caricatura em que os cartunistas Custódio, Gilmar e Fernandes brincam com as possibilidades de desenhar pessoas com diferentes tipos de cabelos. Dia 25 e 31 de março, às 14 e 17 horas.

Para fechar a programação paralela, acontece no próximo dia 28, às 10h30 e 16h30, a palestra Qualidade de Vida e o Cabelo com o Dr. Valcinir Bedin, presidente da “Sociedade Brasileira para Estudos dos Cabelos” e do “Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo”, médico pela Universidade de São Paulo, médico visitante da Universidade Vadois – Lausanne – Suíça e pesquisador da Unicamp.

A exposição Decifrando o Cabelo segue até 1º de maio, de terça a sábado, das 9h30 às 20h30 e domingos e feriados, das 9h30 às 19h30. Toda a programação tem entrada franca. O Sesc Pompéia fica na Rua Clélia, 93. Para mais informações, é só ligar para (11) – 3871-7700.