É possível estimular o crescimento capilar?

Cabelos longos, sedosos e saudáveis. Esse é o sonho dourado de muitas mulheres, mas o corre-corre diário e os efeitos de agentes nocivos aos fios (como poluição, radiação solar e quipamentos mecânicos), muitas vezes minam o crescimento saudável da cabeleira.
Mas é possível adotar atitudes diárias para agilizar o crescimento capilar? Como isso ocorre? O hairstylist e visagista Mauricio Morelli explica tudo sobre o assunto. Confira!

Cabeleireiros.com: Existe algum produto que possa estimular o crescimento dos fios?
Mauricio Morelli:
Sim, hoje existem diversos produtos que estimulam o crescimento dos fios, aumentando a oxigenação e hidratação do couro cabeludo. Além disso, executar  uma higienização correta e equilibrando o PH do couro cabeludo. Células vegetais também estão sendo utilizadas em produtos cosméticos para estimular o crescimento. Dermatologistas também manipulam diversas fórmulas com vitaminas e ativos que ajudam no crescimento capilar.

Portal: Quais hábitos contribuem para que os fios cresçam mais rapidamente?
Mauricio Morelli:
A higienização deve ser feita com produtos indicados para ajudar no tratamento e na limpeza correta do couro cabeludo. As higienizações devem ser executadas no máximo a cada 2 dias para preservar a pele do couro cabeludo limpa, equilibrada, hidratada e oxigenada. Nesta hora, movimentos circulares ajudam a oxigenar a pele ajudando no resultado. O uso de chapéu, bonés e demais acessórios que cubram a cabeça podem interferir nos resultados.

Portal: Quais hábitos interferem negativamente no processo de crescimento?
Mauricio Morelli: A má higienização capilar, atos de tração excessiva dos fios, o uso de produtos não indicados para a pessoa, estresse, alimentação incorreta e uso excessivo de chapéu, bonés e acessórios que cubram a cabeça.

Portal: Quais os nutrientes necessários para que os cabelos cresçam de forma rápida e saudável?
Mauricio Morelli: O cabelo é composto basicamente de proteínas, gerando células queratinizadas, com isso, uma dieta saudável ajuda os cabelos a crescerem mais saudáveis.

Portal: Existe algum tipo de cabelo que pode demorar mais para crescer?
Mauricio Morelli: Cada organismo responde de uma forma aos tratamentos e estímulos. Geralmente, as pessoas apresentam entre 90 e 150 mil fios de cabelos no couro cabeludo. Dez por cento a mais nos loiros e dez por cento a menos nos ruivos. Em média, estes fios crescem 1 cm por mês (0,37 mm/dia) e a perda normal está entre 50 e 100 fios diários. Dessa forma, com certeza existe variação de crescimento entre indivíduos, que pode ser por alimentação e outros fatores citados nas respostas anteriores.

Portal: Cortar o cabelo a cada dois meses ajuda a deixar os fios mais fortes e assim, crescer com mais rapidez?
Mauricio Morelli: Cortar o cabelo ajuda a retirar as pontas sensibilizadas que quando abertas expõem a parte interna no fio prejudicando sua hidratação natural. As cutículas dos fios são responsáveis pela proteção interna da fibra capilar e, quando estão danificadas ou com pontas abertas, o risco de sensibilização é maior. Dessa forma, quanto mais demorar para cortar maior será a área que deverá ser cortada diminuindo a sensação de crescimento. Ou seja:  cortar a cada dois meses ajuda a mantê-lo sempre protegido e com pontas mais fortes, ajudando indiretamente no crescimento.