No dia 11 de outubro será realizada no Brasil a 1ª campanha nacional do Education for life, um projeto de responsabilidade social criado pela Intercoiffure Mondial, em parceria com as empresas Wella e L’Oréal, cujo objetivo é dar formação profissional na área de beleza a jovens carentes e encaminhá-los no mercado de trabalho.

Durante a campanha, os salões membros da Intercoiffure serão incentivados a doar parte da arrecadação do dia à campanha, os profissionais serão estimulados a doar o valor de pelo menos um serviço e os clientes poderão doar quantias em dinheiro colocando os valores nas urnas que estarão nesses estabelecimentos.

César Augusto A ação é coordenada pelo diretor técnico da Intercoiffure, César Augusto, de Porto Alegre/RS, e pelo hairstylist Lincoln Tramontini, de Londrina/PR. Em entrevista ao Portal Cabeleireiros.com, César Augusto contou os detalhes.

Portal: Por que vocês decidiram realizar a 1ª Campanha Nacional em prol do Projeto Education for life?
César Augusto: Tudo começou na reunião do congresso da Intercoiffure Mondial, no Rio de Janeiro, onde em conjunto com outros países decidimos o planejamento de 2008. Uma das sugestões foi fazer o Dia da Beleza do Bem. Achamos a idéia muito interessante e viável de aplicarmos no Brasil, pois há tempos estávamos procurando uma forma de arrecadar dinheiro para o Education for Life, além disso, o nosso País serviu como piloto para o projeto mundial.

Portal: Qual é a meta de arrecadação?
César Augusto: Nossa idéia, neste primeiro ano, mais do que o valor arrecadado é a conscientização e o envolvimento de todos os membros. Então, a meta é que a ação funcione da melhor forma possível para que com a experiência deste ano possamos traçar a meta em números. O mais importante é dar continuidade a ação.

Portal: As urnas serão retiradas dos salões depois do dia 11 de outubro?
César Augusto: As urnas ficarão nos salões somente dia 11, depois cada membro irá fazer a contabilidade entre o dinheiro arrecadado nas urnas e dos serviços dos profissionais que doaram parte do seu trabalho do dia 11 de outubro. O dinheiro será depositado numa conta especial da Intercoiffure e o valor divulgado na mídia.

Portal: Vocês pretendem realizar outras campanhas semelhantes?
César Augusto: Acreditamos que esta primeira campanha dará certo para que nos próximos anos mais pessoas tenham conhecimento e isso se transforme num grande movimento social entre os salões do Brasil.

Portal: Como será distribuído o dinheiro arrecadado, levando em conta que a arrecadação será feita em diferentes pontos?
César Augusto: Todo dinheiro será revertido para Casa do Menor São Miguel Arcanjo, instituição cadastrada no Education for Life.

Portal: Quem quiser contribuir com o projeto poderá fazê-lo fora da data da campanha?
César Augusto: As pessoas que tiverem interesse em fazer doações poderão ir até os salões da sua cidade que são cadastrados na Intercoiffure. Esses salões podem ser encontrados no site: www.intercoiffure.com.br

Portal: Que cursos serão oferecidos pelo projeto Education for life?
César Augusto: Este ano será oferecido o ensino da profissão de cabeleireiros a jovens carentes.

Portal: Como participar do curso?
César Augusto: Basta procurar uma entidade cadastrada. No Brasil são duas: o projeto Tesourinha e Casa do Menor São Miguel Arcanjo.

Portal: Gostaria que você ficasse a vontade para fazer suas considerações finais?
César Augusto: Acredito que quase tudo que nós cabeleireiros adquirimos em nossas vidas provém da sociedade, nada mais justo que organizarmos movimentos para devolver isso a ela.

Outras informações no site: www.intercoiffure.com.br  ou pelos telefones: (11) 3253-7387 e 3141-0541.