Escova progressiva: mitos, cuidados e dicas especiais

No mundo da beleza, existem diversos mitos que permeiam as cabeças das mulheres. E quando o assunto é escova progressiva, não é diferente! Kátia Pacheco Barbosa, hairstylist do Salão Menta Pimenta, explica que o principal deles é quanto a durabilidade do procedimento. “Muita gente pensa que a técnica dura mais do que três meses. E isso não é verdade. Outro mito é que a escova progressiva é capaz de alisar cem por cento os fios...”, comenta.

Porém, existem vários truques e cuidados que garantem fios bonitos e lisos. “Usar um shampoo adequado para “pós-progressiva” e secar os cabelos depois de cada lavagem ajuda, e muito, a mantê-los lisos por mais tempo”, explica a profissional.

Em contrapartida, Kátia não recomenda a aplicação de shampoo antirresíduo, pois ele pode diminuir o efeito do alisamento e deixar os fios embaraçados e quebradiços.

Cuidados essenciais

Há muita dúvida sobre o intervalo adequado entre uma aplicação e outra. E o tempo, de acordo com a especialista, depende muito da natureza de cada cabelo. “Cada tipo tem uma necessidade específica. Mas, basicamente, é preciso retocar a aplicação a cada dois ou três meses, não mais do que isso”, diz.

Para o resultado ser o melhor possível, é preciso ter cuidado em cada etapa da escova progressiva. No pré, durante e pós-procedimento.

“Antes da escova, é preciso conferir se o produto é de boa qualidade e liberado pela ANVISA. Durante a aplicação, é essencial deixar o produto agir no tempo certo, nem mais, nem menos do que o necessário. E após, o correto é apostar em um shampoo e condicionador de boa qualidade e hidratar os fios pelo menos duas vezes por mês”, salienta.