Evite lixar os pés em casa, só um profissional sabe a intensidade que pode dar ao lixamento
Evite lixar os pés em casa, só um profissional sabe a intensidade que pode dar ao lixamento.

Uma das queixas mais comuns em clínicas de podologia é o aparecimento de fissuras nos pés. Existem casos leves que obviamente são mais fáceis de serem tratados, como também os mais complicados, que causam dor e sangramento.

Segundo a consultora técnica da rede de podologia Doctor Feet, Cristina Lopes, em geral, a fissura é a conseqüência imediata da falta de hidratação. Mas todo caso precisa ser avaliado por um podólogo antes da indicação de qualquer tipo de tratamento. “Há casos em que as lesões são causadas por patologias como diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias diversas ou problemas vasculares. Se estas são as razões que levaram os pés a terem fissuras, nenhum tratamento terá efeito se um médico não acompanhar e tratar estas doenças”, explica.

Para tratar fissuras, a Cristina indica o aumento do consumo de água e da hidratação externa dos pés, com a ajuda de cremes especializados. “O primeiro passo é sempre submeter-se a uma hidratação profunda com um podólogo, com produtos à base de parafina. Em seguida, o especialista orienta o paciente a seguir com o tratamento em casa”.

Com o objetivo de conseguir resultados mais eficientes e rápidos, a podóloga dá importantes dicas: “Evite lixar os pés em casa, principalmente se a fissura sangrar com facilidade. Só um profissional sabe a intensidade que pode dar ao lixamento a fim de não romper mais tecidos, agravando o caso. Enquanto existir a fissura, evite o uso de chinelos e rasteirinhas. Opte por sapatos fechados. A exposição dos pés é uma das causas do ressecamento e das rachaduras”.

A Doctor Feet possui 66 unidades, em todo o país. Para saber qual o melhor endereço, entre no site http://www.doctorfeet.net.