Frizz

Se você ainda acha que fios arrepiados e fora do lugar – o famoso frizz -, é uma exclusividade dos cabelos cacheados ou crespos está enganado. O efeito também pode aparecer em quem tem fios lisos e a umidade do ambiente é um fator crucial para isso.

No entanto, a falta de manutenção adequada aos cabelos, especialmente quando são quimicamente tratados, também leva ao seu aparecimento. Portanto, mulheres adeptas de alisamento ou coloração devem ter um cuidado especial.

A farmacêutica bioquímica da Biotropic Cosmética, Liliany Jann Zampiroli, responsável pelo desenvolvimento e controle de qualidade dos produtos das marcas Tut Hair e Phytonatural, ressalta que “todos os tipos de cabelos sofrem com o frizz, principalmente, quando não são bem tratados com bons produtos cosméticos indicados para o tipo e características atuais”. Para mantê-los sob controle, a melhor aliada é a hidratação, que ajuda a colocar os cabelos rebeldes em seu devido lugar.

Além disso, é importante deixar de lado hábitos que afetam a saúde e a beleza capilares. “O uso incorreto de alguns tipos de cosméticos capilares, o excesso de aplicação de diferentes produtos nos fios, sem uma finalidade específica, o calor excessivo gerado seja pelo secador ou chapinha também contribuem para estimular o aparecimento do frizz”, diz a especialista.

Produtos corretos e higiene em dia são aliados 

Para acabar com a estática e dar leveza aos fios, Liliany recomenda, por exemplo, produtos que contenham em sua fórmula o ingrediente Poliquatérnico-10. O leave-in e os cremes para pentear ajudam bastante no controle do frizz. Devem ser aplicados após o uso do condicionador ou daBons máscara de tratamento. Podem ainda ser usados mesmo quando os fios já estiverem secos, se existir a necessidade de domar o frizz”. Outra dica para quem não quer saber de cabelos arrepiados, em qualquer estação, é criar o hábito de usar produtos que selem a cutícula dos fios.

Quando as temperaturas estão mais baixas, Liliany explica que a melhor opção, para quem não abre mão de higienizar os cabelos diariamente, é a de lavá-los sempre pela manhã e deixá-los secar durante o dia, para que ao dormir a raiz já esteja totalmente seca. Assim, evita-se a conhecida e incômoda seborréia ou caspa. 

E confira também:

Mistura de tons quentes e frios é tendência no make-up do inverno 2010