GelDesde que os jogadores de futebol David Beckham e Christiano Ronaldo passaram a ser dois dos maiores símbolos de beleza masculina do mundo, o público masculino perdeu parte daquele preconceito que tinha antigamente de que homem de verdade não deveria cuidar da beleza.

E foi para os cabelos que eles olharam primeiro na hora de começar a repaginar o visual. Os salões foram tomados por homens que procuravam um look mais moderno e bonito, e os cabeleireiros lançaram mão de cosméticos capilares que vão muito além do tradicional gel. E quais são os produtos que auxiliam o profissional nessa tarefa?

Os principais são ceras, pomadas, cremes sem enxágue e musses. Mas, quais as diferenças entre eles? De acordo com o dermatologista Ademir Jr., o gel, por ter composição aquosa, não sobrecarrega de oleosidade os cabelos nem o couro cabeludo. As ceras e pomadas, por possuírem óleos vegetais ou minerais, são mais indicadas para cabelos secos, assim como os cremes sem enxágue, que não têm a mesma quantidade desses óleos, mas devem ser evitados por quem tem fios oleosos. Os musses, apesar de pouco populares entre o sexo masculino, apresentam polímeros de fixação, e podem ser utilizados em todos os tipos de cabelos.

O cabeleireiro Gilberto Mello, do salão Gilberto Cabeleireiros, diz que atualmente tanto os clientes quanto os profissionais têm dado preferência à pomada na hora de criar um penteado. “O gel foi substituído. A pomada garante um look mais maleável e com menos brilho”, diz.

Sobre o nível de fixação de cada produto, Mello diz que os mais leves dão um resultado de fios flexíveis, e as pomadas mais duras, como as disponibilizadas em bastões, são ideais para criar um visual arrepiado. “O gel dá o mesmo efeito, mas com a desvantagem de ter que secar antes”, salienta.

Um cuidado que os profissionais devem ter ao utilizar esses produtos, e também alertar seus clientes, é que todos eles devem ser aplicados apenas nos fios, e nunca no couro cabeludo.