Dicas de cuidados com o cabelo para o inverno

A estação mais elegante do ano chegou. Durante o inverno, as mulheres investem em looks mais sofisticados – desde a roupa até o penteado. Nesta época de temperaturas mais baixas, no entanto, a saúde do cabelo merece uma atenção especial. Segundo o hairstylist Thiago Costa, para manter os fios bonitos e saudáveis é preciso adotar alguns cuidados simples no dia a dia.

A primeira lição começa no chuveiro. “Minha dica primordial para ter os cabelos saudáveis durante todo o inverno é deixar a preguiça de lado e hidratar as madeixas semanalmente”, ressalta Thiago Costa. Outro ponto de atenção é a temperatura da água: “Passe menos tempo possível embaixo da água muito quente e finalize o banho com água morna. Massagear o couro cabeludo também garante melhores resultados, pois melhora a oxigenação dos fios ativando a circulação do couro cabeludo”.

O hairstylist ainda ressalta que é preciso proteger o cabelo de aparelhos com calor excessivo como secadores, chapinhas e babyliss, cuja utilização aumenta significativamente no inverno – segundo estudo feito pela Unilever em parceria com o Ibope, “Brasileiras e os Cabelos”, em 2011, 31% das mulheres normalmente seca os cabelos com o secador, número que sobe para 42% durante o período de inverno.

“É importante proteger os fios ao máximo do calor, por isso produtos com protetor térmico são essenciais. O creme para pentear e o spray para pentear da linha TRESemmé Proteção Térmica, por exemplo, são ótimas pedidas”, complementa Costa.

Outro vilão da temporada, principalmente para quem gosta dos cabelos mais lisos, é o frizz. Durante o inverno, a umidade faz com que os fios fiquem arrepiados e desalinhados com aspecto seco. Para evitar o frizz por tempo prolongado Thiago recomenda investir em produtos que específicos e, de preferência, que contenham queratina em sua formulação, como a nova linha TRESemmé Keratin Smooth, que reduz o frizz por 48 horas¹.

Tendência

Se a intenção é mudar de visual neste inverno, Thiago Costa aconselha os cortes curtos que, segundo ele, serão o destaque da estação. “Pelo fato das mulheres usarem muita gola alta, cachecol e afins no inverno, os curtos possuem um atrativo a mais dando ao look uma ousadia sexy e moderna sem brigar com as roupas e acessórios”, disse.

Para quem não quer enfrentar a tesoura, a dica do hairstylist é investir em penteados soltos com bastante movimento, tornando o visual bem natural. Tranças desestruturadas e bagunçadas também devem fazer a cabeça das mulheres. “O mais importante é adequar a tendência ao seu estilo”, reforça Thiago Costa.