Foto 6 - Resultado do trabalho de Fernando AvendañoNa segunda-feira, 1º de setembro, aconteceu o segundo dia do Palco das Américas, do Creative Color, o evento estava uma verdadeira loucura. O público compareceu em peso e assistiu com entusiasmo a todas as apresentações internacionais do Creative Color. Depois de cada performance, a platéia literalmente corria para a lateral do palco a fim de fotografar as modelos e seus penteados. Afinal, todos queriam aproveitar a oportunidade única de registrar as idéias criativas das equipes de cabeleireiros do Chile, Peru e Argentina.

O primeiro time a se apresentar foi o chileno, composto por Hugo Guerra, Silvia Saladino e Fernando Avendaño. O trio mostrou seis propostas de cortes e seis de penteados, todos com inspiração no Oriente. “Hoje a cultura oriental influencia cada vez mais a sociedade ocidental”, disse Hugo, “trouxemos um pouquinho dessa influência para o palco”, completou. Entre as criações, cortes simétricos, com linhas mais estruturais, e penteados altos e polidos, enfeitados com pérolas e estrasse (fotos 1, 2, 3, 4, 5 e 6).

Representando a rede de salões peruana Marco Antonio, os cabeleireiros Paco e Pablo trouxeram um mix de referências típicas de seu país com um conceito mais jovem e urbano. Seis modelos usando coloridas saias de lã (tradicionais do Peru) exibiram cortes e penteados despojados, alegres e bem comerciais. “Nossa proposta foi mostrar tendências que agradassem a mulher. São idéias para o dia, e não só para uma noite de festa”, contou Paco (fotos 7,8 e 9).

E para fechar a tarde com chave de ouro, os argentinos Alfredo Rosas, Daniel Moronta e Sonia Lupin “encheram os olhos” da platéia com penteados super imponentes, de inspiração retrô. “Juntamos a nuca alta dos anos 70, com os assimétricos dos anos 80 e os desfiados dos 90 e trouxemos tudo isso para os dias de hoje”, explicou Sonia. No final, a top artist argentina prestou uma homenagem ao Creative Color com dois leques feitos inteiramente de cabelos naturais, que traziam o nome do evento (fotos 10,11,12,13, 14 e 15).